A nova infraestrutura da Subsecretaria de Articulação Social e Assuntos Comunitários (SUASC) foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (10) no Shopping Marrakesh. Com 25 salas, dentre elas, um auditório para capacitação, uma sala para os conselheiros regionais e demais para coordenadorias, administrativo e gabinetes, o novo espaço permitirá receber melhor a população.

“É um desejo do prefeito Marquinhos Trad que nós encurtássemos o caminho entre a liderança do bairro e a gestão municipal. Foi assim que surgiu a SUASC. Nós fazemos todas as articulações comunitárias. Somos uma secretaria de mobilização da Prefeitura nos bairros, a nossa equipe vai na frente fazer a mobilização”, explicou Chiquinhos Telles, subsecretário de Articulação Social e Assuntos Comunitários.

Na SUASC, também são promovidos cursos de capacitação comunitária e geração de renda. Somente neste ano, foram promovidos cerca de dez cursos, capacitando mais de 300 pessoas no total.

Liderança há mais de 40 anos, e atuando na Região do Noroeste, Mary Deleon, que representou todos os líderes iniciou sua fala emocionada.

“Nós lideranças sempre lutamos pelo nosso bairro, pela nossa comunidade. O líder comunitário pode não ser um engenheiro elétrico, mas ele sabe onde falta luz na sua comunidade, ele pode não ter pedagogia, mas ele sabe onde precisa de uma escola, ele pode não ser engenheiro, mas sabe onde precisa de asfalto. Eu fico muito emocionada, porque nesta gestão tivemos o gabinete aberto para o povo, e é no povo que o prefeito está. E não poderíamos ter uma pessoa melhor à frente desta pasta, senão o Chiquinho, que é um homem que é comunitário, que veio do povo”, emendou.

O prefeito Marquinhos Trad falou das desigualdades e a importância de haver uma secretária que ouça as pessoas de forma a reduzir as discrepâncias sociais.

“Somos um país de latifundiárias desigualdades entre as classes sociais. O tratamento não pode e não deve ser diferenciado. Aquele que está solicitando o desmembramento da sua casa para fazer um armarinho, ou uma quitanda, tem que ser tratado com o mesmo carinho que aquele que está construindo uma rede atacadista”, exemplificou.

É ao encontro disso que a SUASC atua. Chiquinho explicou que muitas vezes, o presidente de bairro, tem alguma dificuldade em ter informações de obra, por exemplo, como tempo de execução, prazos, e ai a SUASC faz essa ponte para dar a devolutiva à população.

“O presidente do bairro é quem passa as informações para a comunidade do que está acontecendo, o que a Prefeitura está fazendo. Então nosso papel é fazer essa articulação social e de assuntos comunitários”, frisou.

Com a nova sede, a Prefeitura de Campo Grande, vai poder receber a população em um espaço mais amplo, mais confortável, e poder ajudar nas demandas dos bairros.