Campo Grande e a cidade paraguaia de Concepción assinam nesta sexta-feira (4) Acordo de Irmandade e Cooperação cujo objetivo será declarar ambas como Cidades-Irmãs. O termo do acordo será assinado pelo prefeito Marquinhos Trad e Bernardo Villalba Ayala, prefeito de Concepción, em solenidade a ser realizada na Câmara Municipal às 9h.

A comitiva de autoridades que chegou nesta quinta em Campo Grande cumpre agenda institucional acompanhada dos secretários da Sugepe e Sidagro, além da vice-prefeita Adriane Lopes. Nesta tarde, eles visitaram o Polo Empresarial Oeste  e fizeram passeios no City tour que culminou com visita à Feira Central logo mais à noite, onde foram recepcionada pelo prefeito Marquinhos Trad.

Pela primeira vez em Campo Grande, o prefeito de Concepción Bernardo disse que a experiência foi extraordinária. “Viemos  para assinar o acordo de Cidades Irmãs , e junto visitamos a cidade e empresas de Campo Grande. Foi uma ótima experiência de como funciona a parceria público privada”.

Acordo de Cidades Irmãs

O objetivo desse acordo é estreitar os laços de amizade, solidariedade e consolidar entre seus habitantes e atores econômicos um fortalecimento do sentimento de cooperação e apoio mútuo em áreas de interesse comum, buscando atingir esses objetivos por meio de ações conjuntas e concretas nas esferas pública e privada.

Participa também Edgar Idalino López Ruiz, governador do Departamento de Concepción, que assinará um Termo de Cooperação Técnica, com objetivo a estreitar laços com Campo Grande.

Esse acordo é parte do calendário de ações da Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro) que terá seu lançamento no evento de amanhã. O calendário visa definir metas para tornar Campo Grande mais desenvolvida e sustentável.

“Essa ação deverá fortalecer os laços de cooperação e ajuda mútua entre os cidadãos e os agentes produtivos das duas cidades, de modo a torná-las grandes centros de atração turística e cultural, polos importantes de desenvolvimento econômico”, declara Rodrigo Terra, titular da Sidagro. Para Terra, o acordo irá fortalecer a Rota de Integração Latino Americana – RILA, mediante a integração dos territórios, ampliação e diversificação das relações comerciais e promoção de novas oportunidades de investimento, emprego e renda, contribuindo para a melhoria das condições de vida dos cidadãos.

A subsecretária de Gestão e Projetos Estratégicos, Catiana Sabadin, ressalta a importância desse acordo que será assinado amanhã por conta da presença marcante da cultura paraguaia no cotidiano dos sul-mato-grossenses. “Temos aqui em Campo Grande forte influência da cultura paraguaia, nas rodas de tereré, na culinária, formada a partir da parceria dessa relação de fronteira”, disse Catiana, reafirmando que esse acordo “é um marco na amizade entre os dois países, contribuindo para a efetivação da Rota de Integração Latino-Americana”.