A Capital das Oportunidades está ganhando protagonismo diante das iniciativas de Cidade Inteligente, derivadas de recursos provenientes do Programa de Desenvolvimento Urbano (Pró-Cidades), do Ministério do Desenvolvimento Regional, do Governo Federal.

No primeiro Seminário Nacional do Pró-Cidades, realizado nessa quarta-feira (7), a proposta foi incentivar o desenvolvimento urbano sustentável nos municípios, evidenciando as diretrizes para a aplicação de recursos voltados à reabilitação de áreas urbanas e modernização tecnológica urbana.

Catiana Sabadin, titular da Subsecretaria de Gestão e Projetos Estratégicos (Sugepe), órgão responsável pela captação de recursos federais, explanou sobre os projetos que receberam investimentos do Pró-Cidades. Desde 2017, a Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec) vem desenvolvendo o Programa Conecta Campo Grande tendo como base a desburocratização dos serviços públicos, a transformação digital com novos sistemas e a ampliação da rede municipal de fibra óptica.

A capital captou mais de R$27 milhões do MDR, na modalidade Modernização Tecnológica Urbana, que serão aplicados na instalação de fibra óptica conectando mais de 400 unidades administrativas do município, construção da Central de Tecnologia, Inteligência, Planejamento e Monitoramento da Gestão Pública e capacitações em Cidades Inteligentes. “Finalizamos os projetos de engenharia e executivos e estamos em fase de licitação, devendo começar a instalação da infraestrutura no início de 2023. Essa conexão vai nos permitir avançar em inovações e oferecer melhores serviços aos cidadãos”, afirma Catiana.

A Prefeitura também já sinalizou a vinda de recursos na ordem de R$91 milhões, captados através do Programa Pró-Cidades, que serão direcionados para o Parque Tecnológico e de Inovação de Campo Grande, projeto que abrange a restauração de importantes imóveis do Complexo Ferroviário, a revitalização do patrimônio histórico e projetos inovadores, como a proposta do projeto museográfico da ferrovia, com exposições virtuais e ampliação dos espaços para exposições do acervo existente, bem como de projeto piloto de um núcleo de produção audiovisual para produção de podcasts e vídeos.

O evento, em formato digital, foi uma parceria do Ministério com a cooperação alemã para o desenvolvimento sustentável implementada pela Deutsche Gesellschaft fur Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.