A revitalização do Corredor de Transporte Urbano da Rua Rui Barbosa trouxe uma série de avanços tecnológicos. Um deles é a possibilidade de controlar o trânsito na via com foco na diminuição do tempo de viagem no transporte coletivo.

No fim do mês de julho começaram a operar os controladores de tráfego em tempo real, que funcionam, na prática, para dar prioridade aos ônibus em horários de pico ou em momentos em que o fluxo está moroso. Essa inovação faz parte do projeto da Prefeitura Municipal de transformar a capital em “Cidade Inteligente”, utilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e outros meios para melhorar a qualidade de vida, a eficiência das operações e serviços urbanos e sua competitividade, enquanto garante o atendimento das necessidades das gerações atuais e futuras com relação aos aspectos econômicos, sociais e ambientais.

O objetivo é reforçar o título de “Capital das Oportunidades”, tornando-a atrativa para os cidadãos, empreendedores e trabalhadores, criando um espaço mais seguro, com melhores serviços e com um ambiente de inovação que estimula soluções criativas, gerando empregos e reduzindo as desigualdades.

Esse foco na tecnologia promove um ciclo virtuoso que produz não apenas bem-estar econômico e social, mas garante um uso sustentável de seus recursos. As novidades tecnológicas do Corredor também incluem câmeras de monitoramento, acesso a wi-fi e iluminação inteligente para aumentar a claridade e garantir mais segurança aos usuários durante a espera do coletivo.

A rua também recebeu iluminação de lâmpadas LED, que consomem menos energia elétrica se comparada à tradicional, têm maior capacidade de iluminação e não emitem calor, garantindo conforto e segurança para quem transitar pela região.

Além disso, está em andamento o processo de licitação para a contratação de empresa especializada para implantação de fibra óptica e tecnologia da informação na Rui Barbosa e na região central, ambas requalificadas pelo Reviva. O projeto prevê a instalação de mais de 27 km de fibra óptica no quadrilátero central (mais de 100 quadras) e Rua Rui Barbosa, além de 75 câmeras de videomonitoramento na área central e 43 na Rui Barbosa. Também serão instaladas 10 câmeras nas estações de embarque e desembarque (duas em cada estação).

Revitalização

O Programa Reviva Campo Grande requalificou 7 km da Rua Rui Barbosa, desde o pontilhão da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) até a rotatória com a Avenida Rachid Neder. Além do recapeamento asfáltico foram executados 4,1 km de drenagem, houve a instalação de mobiliário urbano, paisagismo, padronização de calçadas, garantia de acessibilidade universal e a instalação das estações de embarque e desembarque.