A Subsecretaria de Políticas para a Mulher, realizou a primeira Palestra Orientativa sobre violência contra a mulher para o Agrupamento Rota MS, na noite de terça-feira (28) no auditório da Casa da Mulher Brasileira (CMB), em Campo Grande. A palestra teve como tema “Violência doméstica contra as mulheres e crimes contra a dignidade sexual”.

Os condutores de aplicativos puderam conhecer como funciona o atendimento da CMB e os serviços oferecidos as mulheres. A ideia partiu do Agrupamento Rota MS, que se constitui em um grupo com mais de 2 mil motoristas de aplicativos associados. O grupo solicitou uma reunião com membros da pasta para conhecer melhor os serviços disponíveis para mulheres vítimas de violência em Campo Grande. Eles também buscaram orientações sobre como agir e como os encaminhamentos devem ser feitos ao se depararam com uma situação de violência contra a mulher durante uma corrida.

A secretária Carla Stephanini disse que o interesse do agrupamento Rota MS em receber essas orientações de como auxiliar estas passageiras que muitas vezes estão numa situação de perigo é inspirador. Ela ressalta ainda que é importante eles estarem bem informados para poder ajudá-las e orientá-las caso haja necessidade. “E é importante que isso também sirva de inspiração para que outros grupos de aplicativos também nos demandem esse tipo de ação, pois nós estamos à disposição para orientá-los. A palestra orientativa promovida pela Subsecretaria de Políticas para a Mulher, na Casa da Mulher Brasileira, é extremamente relevante neste momento, pois é mais uma possibilidade de ampliarmos a nossa rede de apoio a estas mulheres, quanto mais pessoas mais profissionais das diversas áreas estiverem orientados sobre a violência praticada contra as mulheres quer no âmbito doméstico quanto a de gênero, vai contribuir no sentido de salvarmos a vida das mulheres”, disse a secretária.

 

O presidente do Agrupamento ROTA MS, Douglas Antônio Neres da luz, destacou que foi uma satisfação enorme participar da palestra. “Sou motorista de aplicativo e me deparo com muitas mulheres precisando de ajuda. A palestra é de suma importância, pois agora eu sei como lidar com as situações que possam vir ocorrer dentro do meu carro. É importante também contribuir com a cidade e diminuir o índice de violência contra as mulheres, pois afinal de contas, as mulheres são muito importantes para nossas vidas, para nossa cidade, e sem elas não somos nada, por isso que temos que tratá-las com carinho, respeito e igualdade”.

A primeira reunião aconteceu no auditório da SEMU, com integrantes do Agrupamento ROTA MS, onde foram debatidas várias ações em conjunto que poderiam ser realizadas para ajudar as mulheres e combater a violência. Após isso, como desdobramento, foi realizada palestra orientativa voltada para motoristas com objetivo de orientar sobre o funcionamento da CMB, os canais de denúncia e como agir em determinadas situações.

Como forma de divulgar os canais de denúncia e proteção as mulheres, também foi levantada a ideia de colocar nos encostos dos bancos dos carros um folder com os números de telefone dos principais serviços de denúncias, que foi muito bem recebida pelo Agrupamento, como forma de mostrar que a mulher não está sozinha.

Telefones

Casa da Mulher Brasileira: 2020-1300
Subsecretaria de Políticas para a Mulher: 3382-7541
Patrulha Maria da Penha: 153
Polícia Militar: 190
Central de atendimento à Mulher Nacional: 180