Nesta sexta-feira, 19 de abril, data em que é celebrado o Dia Nacional dos Povos Indígenas, o projeto ‘Direito Humanos em Ação – Documentação’ teve uma edição especial, contemplando a população da Comunidade Indígena Água Funda. A ação promovida pela Prefeitura de Campo Grande, através da Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos (SDHU), coordenada pelo Núcleo de Atendimento Psicossocial e Jurídico, em parceria com Instituto de Identificação Gonçalo Pereira (IIGP), proporcionou a 50 pessoas a solicitação da 1ª ou 2ª via do novo RG, gratuitamente.

Logo nas primeiras horas da manhã, diversos moradores já se reuniam em frente ao posto de identificação itinerante montado na área do campo de futebol da aldeia. Foram distribuídas as senhas, conforme ordem de chegada, priorizando os moradores do local.

A dona de casa Daiane Pereira (30) foi uma das primeiras a chegar e aproveitou a oportunidade para tirar a segunda via do RG. Casada e mãe de crianças pequenas, ela explica que poder contar com o serviço na própria comunidade foi determinante para que atualizasse a documentação.

“É muito importante ter essa ação aqui, seria bem complicado se tivesse que ir até o centro fazer, na correria do dia a dia, os filhos, além de que muita gente não teria condições de pagar nem pelo deslocamento até a região central para fazer o documento”, frisa ela.

Viúva e sem parentes por perto, Deise Salvaterra (79) falou da importância de ações como o ‘Direitos Humanos em Ação’, que promove a descentralização de serviços, levando para dentro das comunidades serviços essenciais. Ela também requereu a segunda via do RG. “Foi maravilhoso. Fui muito bem atendida, pude resolver esse problema sem precisar me deslocar. Tenho dificuldade de mobilidade, não posso ficar andando sozinha, tenho sempre que ter alguém comigo, precisaria pagar transporte e nada disso foi necessário, graças a essa ação. Estão de parabéns”, disse.

A subsecretária de Defesa dos Direitos Humanos, Thais Helena, falou do aparato disponibilizado durante o evento, a fim de promover a garantia da cidadania e a inclusão, uma vez que, além do auxílio técnico, puderam contar também com o suporte de intérpretes.

“Esse trabalho foi iniciado no ano passado, com o objetivo de levar às aldeias de Campo Grande o acesso à documentação, algo fundamental para que possam acessar a serviços e direitos e fazer isso na comunidade é algo que torna o processo mais fácil, por terem o apoio de intérpretes que facilitam a compreensão e a humanização desse atendimento”.

Dia dos Povos Indígenas

O serviço oferecido nesta sexta-feira (19) fez parte da programação alusiva ao Dia dos Povos Indígenas. A partir das 8h deste sábado (20), estão previstas diversas atividades culturais na comunidade.

O cacique Ivanês Gonçalves Moreira, destacou o papel fundamental das celebrações do Dia Nacional dos Povos Indígenas na missão de manter vivos costumes, tradições e essência dos povos originários.

“A Cultura indígena é muito rica e, através dessas festas, durante as celebrações, repassamos para as crianças nossos costumes, ensinamos sobre as danças, as comidas típicas e mantemos vivas nossas tradições. A festa será aberta ao público, estão todos convidados a prestigiar”, ressaltou.

Direito Humanos em Ação – Documentação

Na última quarta-feira (17), o mutirão esteve no Centro de Convivência do Idoso “Vovó Ziza” com ação voltada apenas para o público idoso. Na quinta-feira (18), os trabalhos se concentraram na sede da Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos, localizada no Edifício Marrakesh, atendendo a população em geral.

Em 2023 a ação beneficiou cerca de 200 pessoas. Neste ano, o objetivo é que ao menos 500 pessoas, de diversos grupos, tenham acesso à 1ª e 2ª via do RG.

 

 

#pratodosverem A matéria possui cinco fotos. A foto de capa mostra a ação com dezenas de pessoas sendo atendidas pelos servidores. A segunda foto mostra os moradores sentados aguardando atendimento. A terceira foto é de Deyse Salvaterra no momento da entrevista. A foto seguinte é da secretária Thais Helena em momento de entrevista e a última foto é do cacique Ivanês.