Além de ser uma das capitais mais arborizadas do País, Campo Grande se destaca pela atenção dada pela Prefeitura à limpeza e conservação das vias tanto no centro quanto nos bairros. Todos os dias, em média 35 equipes realizam a varrição, capina manual ou mecanizada e limpeza das ruas para
retirada de papeis, folhas de árvores e a terra que se acumula e pode provocar o entupimento dos bueiros.

Além dos serviços de rotina, a Prefeitura realiza desde a semana passada um mutirão de limpeza nos cemitérios e o corte e retiradas de árvores e galhos que quebraram com a forte chuva da última quinta-feira. Nesta terça-feira, as equipes estão concentradas em 31 pontos de Campo Grande, como nos bairros Cachoeira, Jardim Aclimação, Santo Antonio, Vila Sobrinho, Jardim dos Estados, Amambai, Coronel Antonino, Taquarussu, Guanandi, Jardim Anache, Estrela Dalva, Jockey Clube, Taquaral Bosque, Aero Rancho, Buriti, Tiradentes e centro da cidade.

Moradora há 50 ano no Bairro Guanandi, Narcisa Lopes, destacou o trabalho realizado pela
administração municipal ao ver a equipe fazendo a limpeza hoje da Avenida Gunter Hans. “A limpeza vem sendo bem feita, mas muitos moradores não ajudam e jogam o lixo na rua”. Situação comum enfrentada todos os dias por Paulo Alves Barbosa e Rodrigo Oliveira, que nesta terça-feira faziam a limpeza do canteiro central da Avenida Gunter Hans.

Em pouco mais de 20 metros, eles recolheram dois sacos de lixo. Cada saco chega a ter 40 quilos de lixo.  “A gente encontra de tudo, esses dias pegamos muitas fraldas descartáveis”, comenta Rodrigo. “Acontece muito da gente limpar, recolher o lixo e daqui e pouco já tem morador jogando lixo na rua de novo”. Mesmo assim, para eles e para o colega de equipe Isabelino Camargo, é uma satisfação estar trabalhando para manter a cidade onde vivem limpa. “É bom a gente ter o reconhecimento do nosso trabalho”, comentou Isabelino.

Reconhecimento

Esse trabalho é reconhecido também pelas pessoas que visitam Campo Grande a trabalho ou para turismo. Ao participar de evento nacional no Bioparque Pantanal em setembro deste ano, o diretor-presidente do Serviço de Limpeza do Distrito Federal, Silvio Vieira, destacou o cuidado que a cidade
recebe da administração municipal. “No último dia 19 de setembro estive em Campo Grande, Mato Grosso do Sul e achei a cidade muito bonita, em especial muito limpa. Quero aqui parabenizar a Prefeitura, que tem feito um trabalho exemplar na limpeza da cidade”, disse Sílvio.

O secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Domingos Sahib Neto, ressalta que a gestão municipal tem dispensado uma atenção especial à limpeza e manutenção da Capital. “É uma grande responsabilidade, a nossa cidade tem quase um milhão de habitantes, com uma imensa área urbana e mesmo assim estamos desempenhando um bom trabalho. A gestão municipal tem priorizado os serviços de limpeza e conservação da nossa cidade.”

Ney Gonçalves, que atua há 31 anos no setor do turismo na área de receptivo, afirma que tem sido frequente ouvir comentários dos clientes sobre Campo Grande. “Dá até orgulho de ouvir os comentários que eles fazem dizendo que a nossa cidade é bem cuidada. Eles ficam impressionados com a limpeza e conservação, principalmente da Avenida Afonso Pena”. Dos turistas atendidos pela empresa de Ney Gonçalves – que também é diretor da Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagens), 70% são estrangeiros – americanos, ingleses, canadenses, japoneses. Ney Gonçalves .

O guia de turismo Leonardo Resende, que atende muitos clientes vindos da Bahia, Ceará, Maranhão, Sergipe, Alagoas e Rio de Janeiro, é outro que relata a visão que os visitantes têm da Capital de Mato Grosso do Sul. “Quando a gente faz o City Tour a gente passa pelos principais pontos da cidade e no
trajeto o pessoal costuma elogiar bastante as vias de acesso da cidade, que é uma cidade limpa, ampla, com bastante árvores, que a cidade é muito organizada”.

“A limpeza da cidade é um compromisso levado a sério em Campo Grande. Em nossos Centros de Atendimento aos Turistas e nos eventos que participamos, recebemos diversos elogios dos visitantes pelas iniciativas públicas desenvolvidas e a conscientização da sociedade”, afirma Wantuyr Tartari,
superintendente de Turismo da Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo).

De acordo com o balanço feito pela Superintendência de Serviços Públicos da Sisep, de janeiro a agosto deste ano foram feitos 1.648.762,38 metros quadrados de capina, raspagem e roçagem manual, 22.866.851,58 metros quadrados de roçada mecanizada com uso de máquina costal, 6.236.236,10
metros quadrados de roçada com trator, limpeza de 30.751.970,06 metros quadrados de áreas, 55.06,31 metros quadrados que receberam equipes de varrição de ruas, vias e logradouros públicos e pintura de 1.143,67 km de meio- fio.