A Prefeitura de Campo Grande avança nos serviços limpeza e manutenção das vias, calçadas e bocas de lobos para garantir uma cidade limpa e saudável, nas sete regiões da Capital. Ao longo desta semana, mais de 710 trabalhadores da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) e terceirizados, estão presentes nos bairros e região do centro na execução da manutenção em praças, parques, áreas verdes, ruas e avenidas.

Nesta semana, as equipes estão concentradas, principalmente, nos bairros Jardim Leblon, Jd. Tarumã, Jd. Centenário, Jd. Monumento, Jardim Aeroporto, Indubrasil, Nova Lima, Cohafama, Universitário, Jardim Itamaracá, Santa Emília, Jardim Talismã, Estrela Do Sul, Jardim Anache, entre outros.

Conforme a Sisep, os serviços mais visíveis pela população são os de coleta de lixo domiciliar e varrição de ruas, concessionados pela Solurb, no entanto, as equipes da Secretaria também realizam poda de árvores, capina manual e automatizada, pintura de meio-fio, retirada de entulhos, limpeza de bocas de lobos, coleta de lixo hospitalar e cremação de pequenos e médios animais.

“Além de manter a cidade com bom aspecto e urbanidade, são serviços fundamentais até para a saúde dos campo-grandenses, na medida em que contribuem para evitar proliferação de vetores causadores de doenças”, ressalta o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos Domingos Sahib.

Somente na coleta domiciliar são 920 toneladas diárias recolhidas e levadas ao aterro sanitário. O lixo descartado de forma irregular chega a representar 700 toneladas diárias, que a Prefeitura retira e dá destino adequado.

“A união de esforços entre o poder público e a população pode reduzir significativamente esse número e contribuir para um aumento da utilização dos 5 ecopontos espalhados pela cidade, trazendo inúmeros benefícios, tanto de ordem ambiental através da reciclagem, quanto financeira”, acrescenta o secretário.

Ecopontos

Os Ecopontos de Campo Grande podem ser encontrados nos seguintes locais: Bairro Panamá, na Rua Sagarana com Avenida José Barbosa Hugo Rodrigues; no Noroeste, na Rua Piraputanga, esquina com Rua Guarulhos; no Nova Lima, na Rua Pacajus, 194; no Bairro União, na Avenida Roseira e, por fim, na Moreninhas, na Rua Copaíba.

Esses locais recebem recicláveis como metais, plástico, vidro, papel e papelão, além de resíduos gerados em construções, demolições e pequenas reformas, volumosos (mobílias, sucatas, sofás, geladeiras, guarda-roupas, madeiras) e resíduos provenientes de poda de árvores. O acesso aos ecopontos é gratuito e a entrega é voluntária. O limite de descarte diário é de um metro cúbico por usuário. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 8h às 18h.