A Prefeitura de Campo Grande entregou nessa sexta-feira (19) à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS),  equipamentos agrícolas destinados a apoiar o trabalho do projeto “Horta na Aldeia” desenvolvido pela instituição. O reitor da universidade Marcelo Augusto Santos Turbine recebeu em nome da instituição, o micro trator moto cultivador e a carreta para moto cultivador 600 kl.

“Essa parceria com a Prefeitura amplia os horizontes da universidade em seus projetos estratégicos, especialmente o da  Horta na Aldeia, e agora com os novos equipamentos vamos possibilitar o aumento da produção de alimentos assim como a escala econômica em Campo Grande”, explicou o reitor da UFMS.

O nome técnico do projeto é “Agricultura Peri-Urbana em Comunidades Tradicionais em situação de Vulnerabilidade Socieconômica no MS”, mas por ter iniciado junto aos grupos indígenas ganhou o nome de Horta na Aldeia, como ficou conhecido. A proposta começou em Campo Grande na Aldeia Água Bonita, e se espalhou para outras regiões sob a coordenação da Universidade.

A coordenadora do projeto Horta na Aldeia, Vanderléia Mussi afirma que equipamentos vão auxiliar na preparação de canteiros, e reforça que a parceria com a Prefeitura é fundamental para o atendimento às seis comunidades beneficiadas pelo projeto.  “Não conseguiríamos sem a Prefeitura, e outro aspecto importante é a intermediação do poder executivo no processo de escoamento de toda produção, pois ela pode ser incorporada às escolas, na merenda escolar, como já acontece em outros municípios em que o projeto atua”.

Os maquinários entregues hoje vão colaborar com a produção de hortaliças como alface, cebolinha, couve e leguminosas como berinjela, jiló, abóbora, batata e mandioca.

Investimentos no setor do agronegócio

Os equipamentos entregues hoje à UFMS foram adquiridos com recursos provenientes de emendas parlamentares da bancada federal de Mato Grosso do Sul, e fazem parte de 24 equipamentos e implementos agrícolas (trator, plantadeira de mandioca, pá carregadeira, microtrator, distribuidor de insumos e carretas agrícolas) destinados à Prefeitura da Capital no valor total de R$ 1,905 milhão, conforme explicou Adelaido Vila, secretário da Sidagro.

“Esses equipamentos deverão contribuir para melhorar a mecanização nas hortas urbanas e rurais, trazendo mais agilidade nas atividades e reduzindo o tempo de trabalho dentro das comunidades agrícolas”, comenta Adelaido.

Conforme Mara Bethânia, secretária adjunta da Sidagro que coordena as ações junto às comunidade agrícolas, ainda em agosto serão realizadas mais duas entregas de equipamentos para garantir desempenho na produção da agricultura familiar no Município.