Desde o acesso da entrada da Comunidade Quilombola Chácara Buriti, pela BR-163, até a última casa construída nos cerca de 46 hectares de terra, o que se vê são hortaliças, frutos e legumes. O local se transformou em um tapete verde e vistoso, que alimenta um número significativo de pessoas.

As hortas tomaram conta de toda a comunidade. Não importa para que lado se olhe, que lá estão os canteiros. Alguns já no ponto da colheita. Outros em fase de crescimento. Têm ainda aqueles que estão iniciando a plantação.

Joelton Rosa Domingos, que é produtor rural na Comunidade Quilombola Chácara Buriti, conta que as mudanças no local vieram com apoio da Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro).

“Hoje, nós estamos aqui mostrando um pouco do nosso trabalho, do apoio que nós temos da Prefeitura na parte técnica, onde recebemos as orientações de plantio. É importante destacar também a ajuda que tivemos com o implemento do trator, da grade e da rotativa, onde nós conseguimos aumentar a nossa produção. Com as orientações da Sidagro nós também nos inscrevemos no PAA, onde já estamos produzindo e entregando a nossa mercadoria”, conta o produtor.

O apoio da Secretaria Municipal aos produtores vai desde a disponibilização de patrulhas mecanizadas, que auxiliam no preparo de solo e plantio de diversas culturas, na capacitação e na difusão de novas tecnologias, até os treinamentos e cursos para profissionalização dos produtores familiares, entre diversas ações que visam fomentar e gerar renda dentro das comunidades.

O Programa de Aquisição de Alimentos, por exemplo, amplia o acesso à alimentação e incentiva a produção de agricultores familiares. Uma das produtoras, Antônia Susi Rufino da Silva, elogia o programa. “Sou produtora rural na Comunidade Quilombola Chácara Buriti. Sou filha de produtor. Meus pais vieram do Ceará para cá e encontraram aqui um lugar para produzir. Quando eu casei eu vim para a comunidade e o PAA tem sido uma garantia de renda certa para nós”, relata.

Mensalmente, a Comunidade entrega cerca de 25 toneladas de alimentos no CPA (Centro de Produção de Alimentos) da Prefeitura de Campo Grande, que posteriormente são levados para as unidades da Secretaria de Assistência Social (SAS). São mais de 40 unidades atendidas.

O programa garante até R$ 12 mil, ao ano, para os participantes. Em Campo Grande, são 109 produtores, sendo 76 homens e 33 mulheres. Desse total, 28 são da Comunidade Quilombola Chácara Buriti, que devem entregar no total cerca de 80 toneladas de alimentos, totalizando cerca de R$ 336 mil pagos aos produtores.

Os alimentos beneficiam mais de 21 mil famílias inscritas em entidades assistenciais, impactando diretamente na vida de 65 mil pessoas, com a doação dos alimentos cultivados pelos agricultores familiares.

Desde o início do programa, a Comunidade Quilombola Chácara Buriti já entregou 152 toneladas de alimento entre milho verde, alface, berinjela, jiló, repolho, salsa, cebolinha, coentro, abóbora verde e madura, almeirão, rúcula, couve, pepino, maxixe quiabo, mandioca e tomate cereja.