Já são 229 mil toneladas de frutas, verduras e legumes comprados da agricultura familiar que vão direto para a mesa de famílias em situação de vulnerabilidade social. Em seis meses, a Prefeitura de Campo Grande garantiu a compra dos alimentos através do Programa de Aquisição de Alimentos, do governo federal, que é operacionalizado através da Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro).

Jeremias de Souza Curado, da Chácara Santa Cecília, é produtor e conta que o programa é garantia de venda e plantação programada. “É ter a certeza que vai escoar a produção, porque a agricultura acontece de acordo com o clima, no inverno, por exemplo, é mais difícil de vender folhas, o preço fica desfavorável para o produtor. Então, você consegue se programar para entregar essa mercadoria com um valor melhor é garantia de venda”, explica.

Ele emenda e diz que com isso pode se programar, inclusive, para investimentos na produção e na própria família. “ Dá para assumir um compromisso de investimento na produção ou mesmo em melhorias dentro de casa, porque sei que vou receber. Este ano já entreguei limão, abacate e vou entregar salsa, cebolinha, coentro e couve”, conta.

Quem também vê no programa uma certeza de melhoria de vida é Veimar Izaias Simões, da Associação Sucuri. “O programa é de grande importância pra gente, é uma ajuda enorme. Este ano para mim foi maravilhoso, porque eu estava precisando muito. Em entrego de hortaliças a caixaria, são cerca de 12 produtos diferentes que eu entrego”, diz.

O programa, que é uma parceria com a Secretaria de Assistência Social (SAS), também beneficia mais de 21 mil famílias que vivem em situação de insegurança alimentar. A SAS possui 40 unidades que atendem 8.441 famílias e 55 unidades conveniadas que atendem 12.915 famílias, totalizando 95 unidades impactadas.

Dona Maria Madalena, usuária do CCI Piratininga, diz que a entrega complementa a alimentação do dia a dia. “Essa ajuda que vocês dão para nós aqui no CCI Piratininga é ótima, porque a gente precisa se alimentar direito e não temos como comprar tudo que precisamos com o salário que recebemos. Então as frutas, os legumes nos ajudam muito a manter a nossa saúde”, diz.

Quem também aprova a iniciativa é Maria das Graças. “Sou frequentadora do CCI Piratininga e essas verduras e legumes são muito bem-vindas na nossa alimentação. Sou muito grata por tudo que recebo aqui”, conclui.

Para o secretário da Sidagro, Adelaido Vila, o programa desempenha um papel fundamental no sentido de criar um elo entre o desenvolvimento econômico e a assistência social. “Conseguimos fazer com que o pequeno produtor tenha condições de criar, com a nossa supervisão, um produto de qualidade, que permite que ele possa comercializar direto com o governo federal, entregando os produtos no município. Já a SAS vai receber e atestar a qualidade desse produto e distribuir para as pessoas que realmente precisam. Nosso aprendizado principal aqui em Campo Grande é a união das duas pastas para o bom resultado desse programa”, pontua.

Já o Secretário de Assistência Social, José Mário, reforça a importância da parceria da SAS com a Sidagro. “O nosso objetivo está sendo alcançado, que é promover o acesso à alimentação para as famílias que vivem em insegurança alimentar, a parceria com a Sidagro está fazendo a diferença não só na vida das pessoas em situação de vulnerabilidade, mas também para os produtores. Só temos a agradecer a Prefeita pelo apoio”, afirma o secretário.

PAA

O Programa de Aquisição de Alimentos garante até R$ 12 mil, ao ano, para os participantes. Em Campo Grande, são 109 produtores, sendo 72 homens e 37 mulheres. Das 228.993 toneladas de frutas, verduras e legumes que serão entregues até o fim do programa, 152.428 toneladas já foram entregues, alimentos que beneficiam mais de 21 mil famílias inscritas em entidades assistenciais, impactando diretamente na vida de 65 mil pessoas.