O Sistema Monitora Saúde, desenvolvido em abril de 2020 pelos servidores da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec), em parceria com a Sesau, teve papel essencial no apoio das muitas frentes de ações da Saúde, durante a pandemia. A ferramenta de Campo Grande passou a ser utilizada a partir deste pelos municípios de Sidrolândia e Camapuã, que relatam experiências muito positivas como o fim da fila, a celeridade no processo e a transparência das informações.

E como forma de ampliar esse apoio e ajudar mais lugares pelo Brasil, a Prefeitura de Campo Grande assina hoje o termo de Doação do Sistema Monitora Saúde para Municípios e para o Governo Federal, de forma que o Ministério da Saúde possa distribuir para outros municípios do país a experiência tecnológica de Campo Grande.

A ferramenta tem, entre outros serviços, o sistema de monitoramento dos pacientes atendidos, a gestão completa de vacinação que vai do controle de estoque de vacinas, passa pelo monitoramento das gestantes vacinadas e entrega ao vacinado quase em tempo real a carteira digital de vacinação.

Para o prefeito Marquinhos Trad, todas as ferramentas de tecnologia são pensadas para otimizar o trabalho dos servidores e melhorar o atendimento à população. “Eu digo para as nossas equipes que as boas experiências da gestão devem ser compartilhadas, não é diferente na tecnologia”.

No dia 16 de julho deste ano, o ministro da saúde, Marcelo Queiroga esteve em Campo Grande e durante a solenidade aconteceu o ato formal de doação da plataforma “Monitora Saúde” para o Governo Federal.

“O Sistema Monitora Saúde foi desenvolvido para apoiar as equipes da área da saúde em Campo Grande, trabalhamos juntos para criar uma ferramenta que deu aos gestores o completo controle de todos os processos na vacinação contra a covid-19, desde o gerenciamento do estoque de vacinas até a programação da segunda dose”, explica o diretor-presidente da Agetec, Paulo Cardoso.

“Graças à parceria com a Agetec, através do desenvolvimento destas ferramentas, foi possível otimizar o trabalho de enfrentamento à covid-19 e a vacinação contra a doença, sendo a nossa cidade reconhecida nacionalmente como referência em eficiência e planejamento”, destaca o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho.