A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação, em parceria com Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro), capacitou mais uma turma dos cursos gratuitos de informática básica e ferramentas de trabalho. Foram duas semanas de aulas na Incubadora Municipal Zé Pereira, no período vespertino e todos os participantes receberam os certificados nesta sexta-feira (22).

Os cursos de capacitação da Agetec fazem parte do programa TechAula, uma iniciativa social inovadora, com foco na inclusão social. Nele, servidores voluntários da Diretoria de Atendimento e Suporte (DAS) compartilham seus conhecimentos por meio dos cursos de Informática Básica, Informática Intermediária e Montagem e Manutenção de Computadores.

Para o programador de sistema da Agetec e responsável pelos cursos, Joel Genaro Martinez, em um mundo onde a informação é poder, dominar essas habilidades digitais é crucial. “Este curso além de preparar os indivíduos para o
mercado de trabalho, também promove uma cultura de colaboração e crescimento mútuo, pois estamos vivendo na era da informática e estar preparado é a chave para o sucesso profissional”.

O curso de Internet Básica oferece diretrizes abrangentes sobre hardware, software, pacote Office, Windows 10, navegadores de internet e uma variedade de temas essenciais para o cotidiano.

Já o curso de ferramentas do trabalho aborda programas essenciais do Pacote Office, incluindo o Word, para edição de textos básicos, o Excel, para planilhas eletrônicas, o Power Point, para apresentações de slides, e até mesmo o uso de e-mails na internet. “Mais do que apenas aprender a utilizar ferramentas digitais, os participantes são incentivados a colaborar uns com os outros, compartilhando conhecimento e experiências”, explicou Joel.

Para a Jovem, Raquel Lara Vasco Oliveira da Silva Idade, de 17 anos, participar do curso foi uma experiência que irá contribuir muito para a sua vida profissional. “É bom fazer um curso para enriquecer mais o meu conhecimento, eu saiba um pouco, mas com essa oportunidade pude aprender muito mais. São ferramentas que usarei futuramente quando for trabalhar com alguma coisa na parte técnica”.

A dona de casa, Edir Chaves, de 49 anos, sempre gostou de ficar atualizada e após a realização dos dois cursos destaca que agora tem habilidades que antes não possuía, como usar um computador e se sente mais capaz e independente.

“Sempre tive interesse, mas nunca tive oportunidade, sabe? Estou muito grata por essa oportunidade e isso é incrível. Esse já o segundo curso que faço, já é meu segundo diploma. Adquiri uma noção básica do assunto, algo que antes não tinha, eu só mexia no celular, mas agora entendo melhor como as coisas funcionam. O conteúdo do curso é muito bem-apresentado, consegui entender bem e agora me sinto mais capacitada”.

Ao oferecer oportunidades de aprendizado e aquisição de habilidades específicas, esses cursos capacitam indivíduos, muitas vezes desfavorecidos economicamente, a ingressar no mercado de trabalho com competências atualizadas e demandadas pelas empresas.

Essa iniciativa, realizada em parceria com a Sidagro, não apenas beneficia os indivíduos, mas também impulsiona o crescimento econômico ao fornecer à sociedade uma força de trabalho mais qualificada e adaptável às demandas do
mercado.