A Rua 14 de Julho é a primeira via de Campo Grande a adotar o embutimento de rede. Os últimos postes da Rua 14 de Julho, entre as ruas Dom Aquino e Barão do Rio Branco foram retirados por técnicos da Energisa na última quinta-feira (21). Ao todo foram retirados 96 postes e suprimidos mais de 11 quilômetros de cabos aéreos de média e baixa tensão nos 1.400 metros da via. O serviço teve início no dia 6 de novembro. Também foram removidos mais 43 postes em ruas transversais, totalizando 139 postes.

7Z2A1385 (Copy)A retirada dos postes foi a fase mais esperada da requalificação, etapa que deixou a rua mais comercial da cidade de cara nova, mais moderna, sem a fiação que tanto interferia na paisagem. A  paisagem sem os fios ficou mais limpa, o que deixou mais agradável passear pela via que, ainda, recebeu paisagismo.

Tecnologia

As redes subterrâneas de distribuição são uma tendência, fazendo parte de grandes projetos de revitalização nos centros urbanos e históricos de várias cidades do país. O supervisor de distribuição da Energisa, João Ricardo Costa Nascimento argumenta que o principal destaque para a utilização dessa tipologia de rede é a eliminação dos cabos da rede elétrica, telefonia/Internet e também dos postes, que são responsáveis pelo grande impacto de poluição visual gerado nas áreas urbanas. “Outro ponto importante é a confiabilidade do sistema, pois os componentes elétricos das redes subterrâneas não ficam expostos a eventos gerados por condições climáticas adversas, causadores de interrupção no fornecimento de energia elétrica. A revitalização da Rua 14 de julho coloca Campo Grande no mesmo patamar que outras grandes capitais brasileiras, tais como São Paulo e Rio de Janeiro”, explica o supervisor.

Acompanhamento técnico

7Z2A1371 (Copy)Desde o início, na etapa de definição do projeto, a Energisa participou ativamente do processo no apoio às especificações dos equipamentos e filosofia da rede subterrânea, especificação dos ensaios de comissionamento, no intuito de garantir uma rede segura e confiável para operação e manutenção.

Na aquisição dos equipamentos, a Energisa acompanhou as análises e testes de recebimento junto aos fornecedores. “Uma etapa muito importante foram as obras de adequação no sistema elétrico da área central para atender a rede subterrânea da 14 de Julho, as quais representaram um grande desafio para a Energisa, pois intervenções na área central causam bastante impacto no dia-a-dia do lojistas e pedestres. Mesmo diante do desafio, a Energisa concluiu todas as obras dentro do prazo, sem prejudicar o cronograma do Reviva Campo Grande”, afirma João Ricardo.

Com a conclusão das obras de infraestrutura elétrica e aprovação dos ensaios de comissionamento, a Energisa energizou a rede subterrânea somente com tensão, no intuito de possibilitar a migração dos clientes de baixa tensão e média tensão para a nova rede. O trabalho mobilizou 25 equipes. A última etapa foi a retirada dos postes, que foram cortados para não danificar as calçadas já executadas. “Os desafios futuros para a Energisa serão no viés de operação e manutenção, no intuito de sempre garantir para os clientes da 14 de Julho uma energia de qualidade, sem interrupções de fornecimento”, finaliza o supervisor.