Desde que as máquinas começaram a trabalhar efetivamente, as obras de requalificação da Rua 14 de Julho já completaram um mês. Até o momento, foram feitas várias intervenções, como instalação da rede de esgoto, partindo de duas frentes – da Avenida Fernando Corrêa da Costa e da Rua Maracaju. A Engepar, empresa que administra a obra, decidiu abrir uma nova frente de trabalho para atuar na extravasão da Maracaju, abrindo caminho para as obras de drenagem.

No cruzamento da Avenida Fernando Corrêa da Costa com a rua 14 de Julho, está sendo feita a implantação das caixas “XA” para instalação de equipamentos de telefonia. As caixas servem como galerias subterrâneas e serão instaladas em vários cruzamentos ao longo da via. Na Rua 26 de Agosto com a 14 de Julho, está sendo feito o trabalho de escavação, onde foram encontradas inúmeras interferências no perímetro, tais como rede de água e redes de telefonia, o que atrasou o andamento.400A1324

Nas escavações profundas estão sendo utilizados escoramentos adequados para a proteção dos trabalhadores, seguindo as normas vigentes. No cruzamento das ruas 7 de Setembro com a 14 de Julho, estão sendo realizadas as escavações para instalação de novos poços de visita (PV). Ao término dessa tarefa, a frente de obras continuará com a execução da rede de esgoto na calçada no sentido rua 15 de novembro.

Medidas de mitigação

Para minimizar os possíveis prejuízos aos comerciantes, a Prefeitura está adotando uma série de medidas, entre elas, reuniões semanais, todas as quintas, para apresentar aos lojistas o cronograma da semana subsequente.

Ainda serão instaladas faixas de aviso para informar a população que as lojas continuam atendendo, apesar das obras. Para garantir o acesso do consumidor, foram instalados passadiços e os motoristas estão sendo avisados com placas ao longo da via.400A1315

Também está à disposição de lojistas e do público em geral, um escritório de atendimento permanente, que funciona em horário comercial na sede da Associação Comercial de Campo Grande, em frente a Praça Ary Coelho, e o site do Reviva (www.campogrande.ms.gov.br/reviva). Equipes do programa estão reforçando as ações de porta em porta, explicando o projeto e indicando o andamento dos trabalhos.

A Prefeitura ainda estuda a possibilidade de ampliar o horário de trabalho para o período noturno, respeitando a Lei do Silêncio.