Nesta sexta-feira (14), no escritório local do Reviva Campo Grande, foi realizada a reunião inaugural do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental, coordenada pela equipe socioambiental do Reviva Campo Grande. O grupo vai desenvolver ações educativas para vários públicos, voltadas ao processo de transformação ambiental pelo qual a região central passará. O projeto de revitalização do microcentro prevê, entre outros pontos, a instalação de um novo sistema de coleta de resíduos e o plantio de árvores, transformado o quadrilátero em uma das áreas mais arborizadas da cidade. E tudo isso passa por uma maior necessidade de conscientização por parte da população.

O grupo é formado pela Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) e pela Subsecretaria de Subsecretaria de gestão e Planejamento Estratégico (Sugepe). Cada secretaria tem seu representante que estará à frente dos trabalhos desenvolvidos por sua divisão.

Ao longo da reunião, foram expostas ideias para serem desenvolvidas em várias frentes que vão envolver a educação ambiental para a comunidade como um todo, englobando o ambiente escolar, educação patrimonial e educação para o trânsito.

Também foram apresentadas pela engenheira civil da equipe socioambiental, Vitória Barem, as intervenções que estão planejadas para o microcentro e como elas impactam as questões ambientais e sociais da cidade, já que é nesse ponto que o trabalho conjunto terá que apresentar práticas e conscientizar a população.

De acordo com a coordenadora de educação ambiental, Rosane Nunes, o objetivo é integrar as secretarias para que a educação ambiental chegue de diversas formas aos cidadãos. “Vamos trabalhar para criar uma consciência coletiva com foco em um novo olhar para a cidade”.

Bruna Zucarelli, da Divisão de Praças e Parques da Planurb, espera que Campo Grande siga sendo exemplo de qualidade de vida, assim como é atualmente. “Estamos fazendo isso para as pessoas, para o conforto e qualidade de vida delas. Campo Grande já tem uma qualidade de vida muito superior a outras cidades e agora isso só vai aumentar”, pontua.

O grupo se reunirá periodicamente, uma vez ao mês, para apresentar as ações e seus resultados.

Escritório local

Para atender a população da melhor forma possível e apresentar as obras do Reviva Campo Grande, a Prefeitura Municipal, por meio da Unidade Gestora do Programa (UGP) em parceria com Federação do Comércio de Mato Grosso do Sul (Fecomércio-MS), instalou um escritório local próximo a região das obras. A extensão fica no Sesc Cultura, na Avenida Afonso Pena, 2.270.

Essa segunda fase do programa teve início na segunda-feira (10) com as obras de requalificação do quadrilátero central. Serão intervenções estruturais que trarão mais conforto e segurança para pedestres e motoristas, além de deixar as ruas mais atrativas para compras e turismo.