Na manhã desta sexta-feira (19), a equipe técnica da Prefeitura Municipal de Rondonópolis (MT) esteve na Unidade Gestora de Programa (UGP) da Prefeitura de Campo Grande, para conhecer e entender melhor as obras de requalificação da Rua 14 de Julho. Por empregar recursos modernos, como a fiação de energia elétrica subterrânea, e projetar a via dando preferência aos pedestres, a transformação tornou-se referência quando o assunto é planejamento urbano.

A equipe, formada por um engenheiro civil, um engenheiro elétrico e quatro arquitetos da Secretaria Municipal de Infraestrutura e da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis, chegou à Campo Grande na quinta-feira (18), quando fez uma visita à 14 de Julho para conhecer de perto as modernas instalações da rua.

Após esse reconhecimento, a equipe esteve na UGP para conversar com o consultor em arquitetura e urbanismo, Cristiano Almeida, a engenheira Joice Iahn e a coordenadora da unidade, Catiana Sabadin. Oportunidade de conversar, conhecer os responsáveis pelas obras e tirar as dúvidas, além de compartilhar quais seriam ideais para Rondonópolis.

Entre os aspectos que mais chamaram a atenção da equipe está a arborização e o embutimento da rede elétrica, ideias que eles pretendem replicar na cidade mato-grossense. Lizandra Ribeiro Rosa, assessora de obras de alvenaria, se surpreendeu com o conforto térmico proporcionado pelas árvores plantadas nas calçadas, pois, apesar da visita ter sido feita em um horário de altas temperaturas, a equipe conseguiu caminhar com tranquilidade, sem ser incomodada pelo calor.

“Viemos fazer um estudo de caso desse projeto porque nossa intenção é levar isso para o centro de Rondonópolis. Por exemplo, a gente achou a cidade bem arborizada, com bastante vegetação e isso falta na nossa cidade”, explicou Lizandra.

Para Uelvis Pereira de Souza, gerente do Departamento de Projetos Urbanísticos, o projeto da 14 tem diversos pontos fortes que podem ser replicados em Rondonópolis como as calçadas largas, a acessibilidade, drenagem, paisagismo e mobiliário urbano. “Nós viemos buscar na 14 uma referência, ideias e tudo que vocês foram atrás para fazer a 14. Isso vai nos ajudar bastante.”

Além de conversarem sobre a parte prática das obras, a coordenadora da unidade, Catiana Sabadin, explicou sobre os processos burocráticos acerca do projeto, como o financiamento por meio de bancos de fomento de desenvolvimento urbano.