A Prefeitura de Campo Grande apresentou nesta terça-feira (19), o projeto do Corredor Gastronômico, Turístico e Cultural aos empresários da Rua José Antônio, para que eles pudessem conhecer os detalhes do projeto. Além de contar com as intervenções planejadas para todo o microcentro, a via terá outras mudanças para consolidar sua importância de acordo com a proposta a ser implementada.

A equipe socioambiental do Reviva Campo Grande explicou sobre o planejamento para deixar a rua mais atrativa para moradores e turistas, que prevê pinturas, áreas de descanso para o pedestre, alargamento do raio de curvatura das esquinas, proporcionando maior segurança aos pedestres nas travessias e redução da velocidade dos veículos nas conversões. A ideia é que seja um projeto colaborativo e incentive o comerciante local e se envolver nessas mudanças, seja pintando sua calçada ou contribuindo com a manutenção da área verde e/ou de lazer.

Segundo a coordenadora do Reviva, Catiana Sabadin, que apresentou o projeto aos empresários, a intenção é fazer da José Antônio uma via mais atrativa, mais bonita e alegre. “Está sendo pensado um projeto cultural, com intervenções artísticas que tornará o lugar ainda mais chamativo e único”.

Representantes da Federação do Comércio de Mato Grosso do Sul (Fecomércio/MS), Sesc e Senac, também acompanharam a reunião e se colocaram à disposição para apoiar o empresariado da região.

“No ano passado participamos ativamente da implantação do Urbanismo Tático na José Antônio e percebemos o quanto foi importante fazer isso antes de definir o projeto, fazer a validação de alguns elementos para que o projeto da revitalização tenha um embasamento no que realmente a população quer. Estamos agradecidos e esperançosos com a revitalização, que vamos precisar muito no processo de retomada da economia. Acreditamos que a pandemia vai mudar a forma de consumo e interação dos clientes e da população em geral, principalmente buscando espaços ao ar livre tanto para consumo quanto para diversão, e isso eles encontrarão no Corredor Gastronômico, Cultural e Turístico da Rua José Antônio”, afirma Rodrigo Hata, empresário e presidente da Associação dos Empresários da José Antônio (AEJAP).

Urbanismo Tático

O projeto de Urbanismo Tático na José Antônio teve início em setembro de 2020, por meio de intervenções como pinturas, instalação de aparelhos de ginástica, construção de áreas de convivência e pontos de encontro, sempre pensando no contexto da pandemia de Covid-19, já que as pessoas usariam essas áreas no período de testes.

As ideias surgidas a partir dessa experiência nortearam, juntamente com os resultados da 14 de Julho, o planejamento para a revitalização de todo o microcentro, uma vez que a ideia é fazer com que o pedestre seja o centro do projeto. A José Antônio também passará pela revitalização prevista na região do microcentro, como recapeamento, iluminação de LED, semaforização inteligente, paisagismo, mobiliário urbano, padronização de calçadas e acessibilidade universal.