Nesta sexta-feira (13), o Grupo de Trabalho da Educação Ambiental desenvolvido pela equipe socioambiental do Reviva Campo Grande realizou uma visita técnica às obras que estão sendo executadas no centro da cidade. A ideia do encontro é propagar o conhecimento a respeito do impacto ambiental e as ações mitigadoras existentes na obra.

A visita de hoje faz parte do trabalho desenvolvido pela equipe, que é formada por representantes das Secretarias Municipais que também estão envolvidos nas obras de requalificação.

Juliana Casadei, consultora socioambiental do Reviva, explica que o grupo de trabalho de educação ambiental nada mais é que um grupo de multiplicadores de informações e, por isso, essa visita in loco é muito importante para que todos compreendam as etapas da obra, as dificuldades e soluções, bem como o impacto causado pelas intervenções e as ações para mitigá-lo.

A consultora ainda explica que essa visita servirá de base para que os membros do grupo, cada um em sua secretaria, possa desenvolver suas ações educativas quanto à conscientização de outros servidores e da sociedade em geral sobre a importância da revitalização.

Durante a visita, o grupo percorreu alguns trechos da obra e conheceu as etapas da execução, as ações de manejo preventivo, as soluções encontradas para garantir a acessibilidade universal e também puderam tirar suas dúvidas quanto a esses assuntos.

Segundo Rosane Nunes, coordenadora do grupo de trabalho, esse tipo de ação é importante à medida que formam e informam mais pessoas que podem ser multiplicadores.

Juliana acrescenta que é muito importante que o grupo de trabalho compreenda as etapas que envolvem as obras e os efeitos, bem como as dificuldades encontradas e as soluções.

O grupo de trabalho é formado por servidores da Unidade Gestora do Programa Reviva Campo Grande (UGP), da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O grupo ainda conta com um representante da Solurb, concessionária de limpeza urbana.

A visita foi acompanhada pelo engenheiro sanitarista e ambiental e o gestor de contrato de uma das empresas executoras.