Durante o mês de agosto, quando se comemora o aniversário de Campo Grande, a Sectur (Secretaria de Turismo e Cultura), a Unidade Gestora do Programa Reviva Campo Grande (UGP) e a Semed (Secretaria Municipal de Educação) estarão nas salas de aula das escolas municipais para conversar com alunos do ensino médio sobre patrimônio cultural da cidade.

revivaAs palestras fazem parte das ações de educação patrimonial, previstas no Plano de Mitigação do Reviva Campo Grande. O objetivo é levar à comunidade escolar, informações sobre os prédios e imóveis históricos que existem ao longo da Rua 14 de Julho, via que está sendo requalificada dentro do Programa.

No percurso que está recebendo as obras, da Avenida Fernando Corrêa da Costa até a Avenida Mato Grosso, existem na Rua 14 de Julho cerca de 42 imóveis tombados ou de interesse histórico, como o Edifício José Abrão, por exemplo, construído em 1939 pelo português José de Souza Rosa, seguindo projeto Art Déco do arquiteto alemão Frederico João Urlass. Esse imóvel, do empresário José Abrão, foi o primeiro na cidade a ultrapassar o gabarito de dois andares. Foi alugado por Américo Namour, que ali instalou o Hotel Americano. É um edifício elegante, imponente e monumental, que ainda hoje se destaca pela bela arquitetura e pela fachada cintilante revestida em pó de mica avermelhado.IMG-20190806-WA0042

Como parte do Reviva Campo Grande, os imóveis serão identificados e receberão QR  Code que será abastecido com informações sobre cada um deles, além de fotos, e direcionado ao site do Reviva (www.campogrande.ms.gov.br/reviva).

Para a gerente de patrimônio da Sectur, Joelma Arguelho, levar essas informações para os estudantes faz com que eles despertem para a importância do patrimônio quando se fala da história da cidade. “Um povo é muito mais consciente quando entende o passo a passo da história, o que aconteceu em cada época, como isso influenciou no desenvolvimento do município. É imprescindível que as gerações mais novas conheçam sobre isso, respeitem e compartilhem para o maior número de pessoas possível”, finaliza.

Ao todo, sete escolas municipais vão receber as palestras sobre patrimônio e o Reviva Campo Grande ao longo do mês.