Com o objetivo de apresentar os resultados das ações realizadas nos últimos quatro anos de operação da ferramenta, a Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Controladoria-Geral do Município realizou na última quinta-feira (24), o 1º Seminário Fala Campo Grande 156 – Boas Práticas na Gestão de Serviços.

O prefeito Marquinhos Trad ressaltou que uma das principais funções dos canais de atendimento é colaborar para a avaliação das políticas e serviços públicos prestados à população.

“Garantir a participação social, auxilia a Administração na gestão das informações. Apontam quais áreas recebem mais demandas e quais são as atitudes que o Poder Público deve tomar para a melhoria e crescimento da cidade”, destaca Marquinhos Trad.

Para o controlador-geral do Município, Luiz Afonso Gonçalves, o seminário é de extrema importância para a administração, pois discute e dissemina a importância da Plataforma para gestão e avaliação dos programas públicos, garantindo maior eficácia e eficiência.

“Além de um canal de atendimento, o Fala Campo Grande/156 é uma importante ferramenta para avaliar as políticas públicas oferecidas pela Administração, tendo em vista que permite a análise e escolha das alternativas de intervenção e possibilita a tomada de decisões sobre a continuidade, a expansão ou a interrupção de um programa”, garante o controlador-geral do Município.

A plataforma Fala Campo Grande /156 é responsável por registrar as solicitações de serviços e direcionar aos entes responsáveis para análise e viabilização da demanda.

De acordo com os dados apresentados pelo ouvidor-geral do Município, Marcos Haroitto, em quatros anos, o Fala Campo Grande/156 já registrou mais de 252 mil solicitações, desse montante, 214.508 já foram respondidas e 37.510 ainda estão em trâmite.

“A Plataforma integra vários canais de atendimento, e recebe solicitações de serviço como poda de árvore, limpeza urbana, serviço de tapa buraco, entre outros. Somente no ano de 2021, o Fala Campo Grande registrou mais de 60 mil solicitações, sendo a maioria dos registros referentes à iluminação pública, cerca de 93%”, destaca Marcos Haroitto.

Atualmente, a Plataforma recebe demandas oriundas do aplicativo Fala Campo Grande, Portal na web, telefone, presencialmente na sede da Ouvidoria-Geral do Município, por e-mail ou chat, da Central de atendimento 156 e por meio das indicações da Câmara Municipal de Campo Grande, sendo esta última responsável por 52% das solicitações nos últimos quatro anos, um total de 131.236 registros.

Um dos palestrantes do Seminário, o diretor-presidente da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec), Paulo Cardoso, destaca que a Plataforma é fruto de uma demanda da própria população campo-grandense.

“O Fala CG é um serviço de tecnologia criado pela Prefeitura Municipal de Campo Grande. Uma ferramenta de atendimento, que possibilita a gestão de informação e dados, além de tornar mais próxima a relação entre o cidadão e o Poder Público Municipal”, finaliza Paulo Cardoso.

Durante o evento, os servidores Cleudir dos Santos Lima, lotado na Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep); Dalila Silvério Bonfim, Chefe da Divisão de Fiscalização de Trânsito da Agetran; Orsival Simões Junior, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur) e David Alves da Silva, servidor da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec), foram homenageados como forma de agradecimento pelo esforço dedicado ao desenvolvimento da Plataforma Fala Campo Grande/156.