A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), está realizando durante o mês de março, diversas ações alusivas ao Dia Internacional da Mulher. As atividades estão sendo realizadas nos 21 Centros de Referência de Assistência Social, CCI’s, Centros de Convivência e unidades de acolhimento, além do Centro Dia.

As ações são voltadas aos direitos, saúde e autoestima da mulher, com momentos de beleza, blitz de conscientização e palestras realizadas em parceria com as secretarias de Saúde e Educação. Para reforçar o fortalecimento de vínculos entre gerações, em algumas unidades foram realizadas atividades envolvendo as diversas faixas etárias que participam do Serviço de Convivência.

Mulheres que fazem a diferença em sua comunidade por meio de ações sociais e trabalhos voluntários também estão sendo homenageadas, como aconteceu no Cras Canguru, com a presença da prefeita Adriane Lopes, que participou da entrega de troféus para 16 lideranças e personalidades do bairro, que desenvolvem um trabalho junto à comunidade com amor e dedicação.

“Esta é uma data para lembrar que nós mulheres podemos ser o que quisermos, seguir a profissão que desejarmos. Nós trabalhamos para servir a nossa cidade e a todos os moradores de Campo Grande, por isso é importante a união de todas nós para fortalecer esse trabalho. Um agradecimento especial para as mulheres que trabalham em nossas unidades, servindo com carinho nossas crianças e idosos, preparando as refeições com amor e cuidado”, pontuou a prefeita.

A secretária-adjunta, Inês Mongenot, falou sobre a importância das mulheres acreditarem no seu potencial para enfrentar os desafios. “Somos pessoas valorosas, importantes, e aqui dentro dos Cras, os trabalhos que são ofertados reforçam o quanto somos fundamentais na sociedade. Então levantem todo dia e acreditem em vocês. Pela primeira vez na história de Campo Grande, nós temos uma mulher nos representando, enfrentando desafios que nenhuma de nós enfrentou, mas deixando um caminho aberto de possibilidade mostrando que nós também podemos enfrentar qualquer desafio”, afirmou.

Para a coordenadora do Cras Canguru, Marcia da Silva, a união faz a diferença no trabalho comunitário. “Temos que estender a mão, cuidarmos umas das outras porque se nós nos unirmos a gente consegue chegar nos nossos objetivos”, pontuou. Além da entrega de troféus, foi realizada a palestra “Elos com Elas” sobre o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), oferecido em todos os Cras e que tem o objetivo de apoiar famílias, prevenindo a ruptura de laços e promovendo o acesso a direitos.

No Cras Aero Rancho a palestra foi com a psicóloga Vanessa Vieira, da Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça, que realizou uma dinâmica onde as mulheres participaram de uma roda de conversa sobre autocuidado, bem-estar físico, mental e social. “Muitas vezes, quem é dona de casa nem se reconhece no trabalho, por isso nossa fala é para elas entenderem que tudo o que elas fazem é trabalho e que muitas vezes nós priorizamos tudo na vida, menos a nós mesmas, então é importante levantar esse ponto, que precisamos olhar para nosso bem-estar também”, explicou.

A dinâmica foi como um momento de terapia para as mulheres, que puderam falar sobre seus anseios e dificuldades na rotina familiar. Emocionada, a dona-de-casa, Diana de Sousa, 43 anos, deu um depoimento pessoal sobre seu processo de libertação de um relacionamento abusivo. “Essa foi a oportunidade que eu tive de falar. Eu não tenho vergonha, porque tudo que eu passei, pode servir para outras mulheres. No começo eu tinha muito medo de falar, mas hoje eu já nem choro mais porque graças a Deus eu sinto que eu estou curada, quem sabe eu não consigo trabalhar um dia aqui e ajudar outras mulheres”, afirmou Diana.

Aproximação

As crianças do Serviço de Convivência também têm participação ativa no Mês da Mulher, com atividades especiais. No Cras Anhanduí, por exemplo, teve roda de conversa com a coordenadora do Creas Sul, Edneusa Bonini e a equipe técnica da USF Anhandui. O evento também contou com a participação do subprefeito do Distrito, padre Francisco Galvão.

Já no CCI Elias Lahdo, no Bairro Monte Castelo, a equipe organizou uma dinâmica com o psicólogo da Subsecretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (Semu) João Benitez, que conversou com as idosas do Serviço de Convivência sobre os desafios e conquistas das mulheres na luta por direitos. Na sequência, o técnico de atividades sócio culturais, João Paulo de Oliveira Antunes e terapeuta ocupacional Giani Amaral, com base no projeto de atividades da unidade, desenvolveu uma atividade em grupo de memorização e entrosamento social.

“São atividades que já desenvolvemos durante o ano e são importantes para fortalecer e criar novas amizades, de socializar e o CCI tem esse papel fundamental porque muitos vivem sozinhos e aqui é o único lugar onde eles têm um apoio emocional”, revelou a coordenadora do CCI, Ana Lia Ana Manvailer.

Frequentadora do CCI há 15 anos, dona Ayla Colares participa de todas as atividades da unidade e aprovou a programação do Mês da Mulher, principalmente pelas palestras informativas. “Eu sou muito curiosa, sabe. Eu entro no Facebook, no YouTube e saio pesquisando tudo. Eu faço valer meus direitos, brigo por eles, mas muitas pessoas desconhecem, por isso é importante essas palestras aqui”, disse.

A ginástica funcional movimentou os idosos do Centro de Convivência Colúmbia, que também participaram de um bate-papo sobre vida saudável do corpo e da mente. “Falamos sobre a importância do serviço de Convivência neste papel de integração social com os moradores em situação de vulnerabilidade social”, destacou o coordenador Alessandro Chaves.

Conscientização e bazar

No Centro Dia de Referência para Pessoas com Deficiência, a programação foi direcionada à prevenção à violência e proteção da mulher. Para abordar o tema houve uma rodada de palestras sobre autocuidado e saúde da mulher com a médica Suzamara Moraes Torres Paes e a enfermeira Tatiane Alves Cipriano da UBSF Vila Carlota.

Já a psicóloga Eliane Greice Davanço Nogueira, palestrou sobre os direitos e as conquistas das mulheres, diante do contexto histórico e atual. O ciclo fechou com a tenente da PM Cynthia Ribeiro Pereira, que abordou o marco histórico de luta das mulheres brasileiras contra a violência doméstica, com ênfase na Lei Maria da Penha.

Após os debates, as usuárias do Centro Dia tiveram uma tarde de beleza com cabeleireiros e manicures. “É uma data importante que celebra muitas conquistas femininas ao longo dos últimos séculos, mas também serve como um alerta sobre os graves problemas de gênero que persistem em todo o mundo. Por isso elaboramos uma programação que frisa a importância da mulher na sociedade e a história da luta pelos seus direitos”, pontuou a coordenadora do Centro Dia, Ninfa Antônia Fernandes Gonçalves.

Para os acolhidos na UAIFA I, a coordenação, junto com a OSC Anjos da Madrugada, organizou um bazar com centenas de peças de roupas masculinas e femininas, frutos de doações e que contemplaram, também, os homens acolhidos. Expostas em cabides, as peças foram escolhidas pelos próprios usuários. Ações de beleza por meio do projeto Mulher Mais Bela levaram serviços de cortes de cabelo e manicure para a unidade e profissionais do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem) da Defensoria Pública do Estado promoveram palestras de esclarecimento sobre os direitos da mulher e contra a violência de gênero.

A equipe do Consultório na Rua, da Sesau, fez palestra sobre prevenção da tuberculose e ofertou exames e testagens para os usuários acolhidos.

“Essa é uma luta que abraçamos o ano todo por meio de ações internas, mas no Mês da Mulher ganha um significado especial porque chama a atenção do nosso público para a importância do entendimento e seus direitos”, enfatizou a coordenadora da UAIFA I, a assistente social Giani da Conceição Costa.