Semu qualifica 20 mulheres em curso de manicure
Vinte mulheres participam nesta semana de um curso gratuito de manicure e pedicure oferecido pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Executiva da Mulher (Semu). A formação é realizada no Cras Vila Popular e inclui técnicas de embelezamento das unhas, higiene, esterilização e uso correto dos materiais.
Para a secretária executiva da Mulher, Angélica Fontanatari, levar os cursos aos bairros facilita o acesso à formação profissional.
“Quando levamos a qualificação para dentro dos bairros, aproximamos as oportunidades da realidade das mulheres. Muitas vezes, elas têm vontade de aprender uma nova profissão, mas encontram dificuldades para se deslocar ou conciliar a formação com a rotina familiar. Um curso como o de manicure e pedicure pode abrir portas para a geração de renda e, principalmente, para a construção de novos projetos de vida”, destaca Angélica.
Entre as participantes está a cubana Emily Dias, moradora da região da Vila Progresso. Mãe de um menino de 2 anos, ela busca aprender uma profissão que possa exercer em casa.
“Eu quero trabalhar em casa, porque tenho um filho pequeno e para trabalhar com carteira assinada, é mais difícil. Se ele fica doente ou tem febre, eu não posso ir trabalhar. Esses cursos que a Prefeitura oferece são muito bons porque são gratuitos e, em pouco tempo, a gente aprende uma profissão”, conta Emily.
Aos 16 anos, Sara Ferreira de Vasconcelos, moradora da Vila Popular, também participa da formação para conhecer a área da beleza e adquirir experiência.
“Fiquei sabendo pela minha mãe e vim para ter experiência, para eu mesma aprender a fazer. Se eu gostar, quero seguir esse caminho profissional. Acho muito bom trazer esses cursos para os bairros, porque quem não tem condições pode experimentar coisas novas, aprender e até conseguir uma renda extra”, afirma.
A formação amplia o acesso à qualificação profissional e oferece às participantes novas habilidades que podem se transformar em oportunidades de trabalho e renda.

