A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Subsecretaria de Políticas para a Mulher (Semu), lançou na manhã desta segunda-feira (04), o calendário especial de atividades alusivas ao mês da mulher, celebrado durante o mês de março, além do livro que narra a história de mulheres atendidas “Com a palavra, as mulheres”. A solenidade contou a presença de autoridades, sociedade civil e representantes de diversos setores socais e empresariais no auditório da Casa da Mulher Brasileira.

A prefeita Adriane Lopes esteve presente na solenidade e confirmou a importância do mês de março para dar visibilidade a todas as ações, realizações e promover as reflexões neste período. “Estamos aqui lançando este calendário, juntamente com um livro, além de reconhecer pessoas da sociedade que contribuem com o planejamento de desenvolvimento de políticas públicas para mulheres em nossa cidade. Entre as ações do mês estão rodas de conversas, cursos, palestras, encontro com mulheres 60+, oficinas de confecção de ovos de páscoa e de artesanato”, apontou a Chefe de Executivo.

Em relação ao calendário, Adriane Lopes destacou a articulação junto com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) para a implementação do programa Meninas Fortes. “O objetivo desse programa é fortalecer o posicionamento de combate à violência, preventivamente. Nós vamos levar informação e conteúdo para a rede pública municipal às meninas e meninos também, garantindo que eles cresçam já sabendo desse direito e também saibam se proteger no momento oportuno, se for necessário”, acrescentou.

O livro intitulado “Com a palavra, as mulheres” é de autoria e organizado pela psicóloga social Márcia Paulino e a jornalista Sara de Oliveira Lucas, que entrevistaram e colheram os depoimentos de mulheres atendidas pelos diversos serviços oferecidos na Casa da Mulher Brasileira. A edição vai ser disponibilizada no site da Prefeitura e também em formato e-book para ser encaminhado via redes sociais ou WhatsApp, para que todos tenham acesso.

A subsecretária municipal de Políticas para Mulheres (Semu), Carla Stefanini, ressalta que o conteúdo do livro foi feito com depoimento de 14 mulheres, atendidas pela Casa da Mulher Brasileira. Segundo a executiva, com o material é possível entender como as políticas públicas, quando bem executadas, podem ajudar as vítimas de violência. “O depoimento mostra como elas foram atendidas, que conseguiram justiça por meio do atendimento. O livrodeixa claro que esse atendimento humanizado contribui para que as mulheres saiam em segurança do ciclo da violência e também tenham acesso à justiça com autonomia, respeito e dignidade”, apontou.

“A obra conta com 14 mulheres que deram seus depoimentos, falaram sobre a sua vida, sobre as suas vivências de violência e sobre como o serviço prestado pela Casa da Mulher Brasileira em vários setores pelos quais elas passaram, foi importante para a superação da situação de violência, para o fortalecimento emocional, para fazer uma vinculação com as equipes aqui que pudessem dar uma confiança para essas mulheres, para que elas seguissem as suas vidas com as suas famílias, para inserção no mercado de trabalho, para encaminhamento de cursos de profissionalização”, conta a jornalista Sara.

Além do lançamento oficial da obra, houve também a entrega do diploma e do selo Compromisso com a Igualdade de Gênero (CIG), criado pela Prefeitura de Campo Grande, através da Subsecretaria de Políticas para a Mulher, na busca por direitos e oportunidades iguais entre homens e mulheres.

O Selo instituído por meio do Decreto nº 13.248 de 18 de agosto de 2017, foi inspirado nos sete Princípios de Empoderamento das Mulheres, ditados pela ONU Mulheres Brasil, em conjunto com a Rede Brasileira do Pacto Global, para ser concedido às instituições públicas e privadas, que se comprometam a adotar, no âmbito de sua esfera de competência, ações efetivas em favor da igualdade de gênero no mundo do trabalho. Foram certificadas com o Selo o Cooperativa de Crédito poupança e investimento Sicredi Campo Grande MS, Digix – Soluções em Software, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Lady Driver e Associação Comercial de Campo Grande.

“Nós sempre tivemos uma mulher à frente da empresa, então é uma empresa que realmente está sempre pensando nesse compromisso, respeito e acolhimento às mulheres. Além de atender a todas as políticas públicas para as mulheres, a própria lei agora de equidade salarial, também temos benefícios que não são obrigatórios, como nossa licença menstrual. Naquele período, elas podem usufruir de até dois dias de descanso em casa. Não precisa ter atestado médico, nada, basta comunicar ao seu gestor direto ou ao nosso departamento pessoal e ela já usa o fluido benefício”, apontou Suely Almoas, CEO da Digix, empresa que recebeu o certificado, onde dos 821 funcionários 519 são mulheres.

No âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul, Campo Grande foi a primeira cidade a lançar o Selo. Na oportunidade, também haverá a assinatura de um Termo de Cooperação com o Ministério Público do Trabalho/MPT, com o objetivo de somar esforços na efetiva implementação das ações, medidas e políticas públicas voltadas para as mulheres visando reverter valores oriundos de Termos de Ajuste de Conduta com empresas signatárias, ao FUNDOMULHER, por intermédio de depósito/transferência em conta corrente específica do próprio fundo.

Cândice Gabriela Arosio, procuradora-chefe do MPT-MS, enfatiza a importância da destinação desses recursos para fortalecer as políticas públicas em apoio à mulher. “O Termo de Cooperação entre MPT e Semu é uma contribuição salutar para que as mulheres tenham acesso a serviços essenciais e apoio necessário para superar desafios e alcançar o seu pleno potencial. Ao fortalecer as políticas públicas voltadas a elas, estamos não apenas promovendo a igualdade de gênero, mas também construindo uma sociedade mais justa e inclusiva para todos. Essa parceria é um passo significativo na direção certa e demonstra nosso compromisso em enfrentar as desigualdades e promover o bem-estar das mulheres em nossa comunidade”.

O FUNDOMULHER foi criado no âmbito do município de Campo Grande por meio da Lei nº 6.104 de 18/10/2018 e tem como objetivo captação de recursos para implementação da política pública para as mulheres. A criação do Fundo foi uma ação pioneira no Estado.

Toda a programação do calendário pode ser conferido clicando AQUI