Tomaram posse nessa terça-feira (02), os 20 membros que vão compor o Conselho Municipal de Esporte e Lazer (CMEL) pelos próximos dois anos. Formado por dez membros titulares e igual número de suplentes, sendo cinco integrantes do Poder Executivo Municipal e outros cinco da sociedade civil organizada, o Conselho foi criado pela Lei Complementar n. 327 de 23 de julho de 2018, e está vinculado ao Sistema Municipal de Esporte e Lazer.

“Quero parabenizar a todos os conselheiros empossados e dizer que precisamos da parceria de vocês para que a gente possa melhorar as nossas entregas.  As políticas públicas voltadas para o esporte na nossa Capital seguirão avançando e contemplarão as sete regiões de Campo grande, transformando a vida das pessoas, desde a infância até a melhor idade, por toda a cidade, em especial na periferia. Nós sabemos que o esporte pode mudar a vida de uma pessoa, não é só uma prática mas uma profissão e seguimos incentivando para que mais e mais jovens sejam inseridos nesse ambiente, independente da modalidade”, ressaltou a prefeita Adriane Lopes.

O CMEL é um órgão colegiado de caráter consultivo, que tem como finalidade auxiliar na organização e consolidação das políticas públicas de esporte e lazer, na melhoria do padrão de gestão, qualidade e transparência do esporte e lazer no município.

“Hoje, Campo Grande sai na frente de muitas outras cidades, na vanguarda do esporte e lazer. Nos tornamos no país os pioneiros com a criação do Conselho. Por meio das ações desse conselho, a Prefeitura se organiza melhor e quem ganha com essa atuação é o esporte e lazer e toda a população”, comentou Odair Serrano, diretor-presidente da Funesp e membro titular do Conselho.

O Conselheiro eleito Jânio Macedo, que atua na Associação de moradores do Bairro Maria Aparecida Pedrossian, destacou o pioneirismo da Capital na criação de um Conselho de Esporte e Lazer. “O Cmel é referência nacional porque é uma das únicas capitais que tem um Conselho Municipal de Esporte e Lazer, inclusive, a Ministra do Esporte ficou sabendo através de uma conselheira que nós já temos dois anos de vida organizativa, e nos colocamos à à disposição para levar o modelo para outras partes do país. É algo que nos deixa felizes e motivados a trabalhar cada vez mais por nossa cidade.”

Mauricio Aguiar, suplente da Associação dos Profissionais de Educação Física de Mato Grosso do Sul (APEFMS), falou da importância do Conselho na implementação de ações que proporcionem também lazer à população.

“Assim como o esporte é de extrema importância para a saúde e formação das pessoas, o lazer também é fundamental. Assim como trabalhamos para assistir e oportunizar melhores condições de trabalho aos atletas profissionais e de alto rendimento, estaremos preparados para auxiliar no desenvolvimento de atividades voltadas também para o lazer”.

Composição CMEL

Representantes de Entidades Não Governamentais

1- Representantes de Instituições de Educação Superior e Pesquisa, vinculadas ao Esporte e Lazer.

Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS

Titular: Edineia Aparecida Gomes Ribeiro

UNIGRAN Educacional

Suplente: Geovany Rafael Bisol