Nesta quinta-feira (02), os cemitérios públicos de Campo Grande abrirão seus portões às 6h para receber os cerca de 30 mil visitantes esperados, encerrando o acesso ao público às 17h. Para assegurar tranquilidade e organização no Dia de Finados, a Prefeitura promoveu o maior mutirão já realizado pela administração municipal, mobilizando equipes de diversas secretarias.

Na preparação para a data, a limpeza, manutenção e melhoria da infraestrutura nos cemitérios Santo Amaro, Santo Antônio e São Sebastião (conhecido como Cruzeiro) foram realizadas durante a última semana pela equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) numa força-tarefa com limpeza, roçada, pintura do meio-fio e retirada de entulhos provenientes das reformas dos túmulos feitos pelos familiares que têm parentes enterrados nesses cemitérios.

O diretor de Cemitérios Públicos da Sisep, Marcelo Fonseca, aconselha que pessoas com dificuldade de locomoção antecipem suas visitas, uma vez que veículos não serão permitidos dentro dos cemitérios no Dia de Finados. A Avenida Presidente Vargas estará interditada no trecho em frente ao cemitério Santo Amaro.

Segurança

Para garantir a segurança da população e auxiliar no controle de tráfego nas proximidades dos três cemitérios geridos pela administração municipal, a Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social (Sesdes) destacou um efetivo de 70 servidores, equipados com drones e 22 viaturas da Guarda Civil Metropolitana.

Trânsito

Com o objetivo de garantir maior segurança e fluidez no trânsito, a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) informa que a fiscalização também será reforçada no feriado. A Agetran destaca a importância de redobrar a atenção no trânsito por conta do aumento de veículos e pedestres nas regiões dos cemitérios com a finalidade de evitar acidentes.

Transporte

O transporte público terá uma programação especial, com tarifas 60% mais baratas para usuários do Smart Card/Cartão Cidadão, que pagarão R$ 1,85. A tarifa diferenciada é exclusiva para essa modalidade e não contempla os PegFácil. Nesta quinta-feira, as linhas 051, 061, 070, 071, 072, 073, 080, 081, 085, 313, 316, 515, 517, 520, 522, 101, 110, 115, 302, 319, 408 e 416 seguirão um horário de funcionamento similar ao dos sábados. As linhas especiais 318, 400 e 403 serão adicionadas para atender aos cemitérios do Pênfigo, Santo Amaro e Santa Carmélia.