Nesta quinta-feira (22), a Prefeitura de Campo Grande recebeu o prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal. O município conquistou o segundo lugar com maior grau de evolução entre as Capitais dos Estados, com aumento de 16,08 pontos percentuais no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Siconfi/STN. A solenidade de premiação aconteceu no prédio do Ministério da Fazenda, na Secretaria do Tesouro Nacional.

O prêmio é baseado na qualidade e consistência das informações contábeis e fiscais, com a intenção de fomentar a melhoria da qualidade da informação entregue pelos entes federativos e utilizada pelo Tesouro Nacional, pelos órgãos de controle, por diversos usuários e de maneira interna para tomada de decisões mais seguras.

“Esse troféu recebido simboliza a emoção de olhar para trás e ver que o caminho trilhado, que nos trouxe a um presente de recompensas sem igual; é olhar para muitas e muitas horas trabalhadas a mais para cumprir prazos, o cansaço, a preocupação, e até mesmo a abdicação de vivências pessoais e ver que tudo valeu”, destacou a secretaria Municipal de Finanças e Planejamento, Márcia Helena Hokama.

A titular da Sefin ressalta ainda que o reconhecimento traz a sensação de missão cumprida. “Valeu pelo conhecimento adquirido, por continuar tentando, pela experiência e hoje, pelo orgulho de mostrar o resultado desse trabalho. Mas ele não para, a batalha é contínua. Queremos fazer mais e melhor. A administração municipal tem um olhar voltado para uma gestão eficiente, participativa, de qualidade, de compromisso e principalmente de entregas efetivas. Estamos muito felizes com essa evolução e honrados pelo recebimento desse prêmio, resultado do aprimoramento e capacitação técnica da nossa equipe, gerando credibilidade, reconhecimento e transparência dos serviços prestados à população campo-grandense. Trabalhamos para que este protagonismo na evolução permaneça em constate crescimento. Sabemos que temos um caminho árduo até chegar a excelência da qualidade da informação, que é o nosso objetivo como profissionais contábeis”, concluiu.

Evolução Premiada

Conforme os números do Siconfi, em 2021, Campo Grande registrou 66.417 pontos (73,0% de assertividade) ficando na 24ª posição entre todas as Capitais. Em 2022 saltou para 114.019 pontos (89,1% de assertividade), passando para a 15ª posição, com aumento de 16,08 pontos percentuais em relação ao ano anterior.

O ranking é um balizador da confiabilidade das informações apresentadas pelos estados e municípios, tornando-se referência para a nova metodologia de avaliação da Capacidade de Pagamento (Capag), que apura a situação fiscal dos entes subnacionais que desejam contrair novos empréstimos com garantia da União, indicando se um novo endividamento representa risco de crédito para o Tesouro Nacional e possibilitando oferta de crédito com juros mais acessíveis aos melhores posicionados.