A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Controladoria-Geral do Município (GCM), participou (de forma on-line) do The Global New Economy Forum, uma organização do Chairman e Jornalista Victor Borges. Participaram cerca de 30 países com seus embaixadores, presidentes e diretores de grandes empresas, bancos, fundo de investimentos, representantes de Ministérios, além de presidentes de Câmaras e Associações Empresariais.

O objetivo do Fórum foi debater as bases de nova economia mundial, em áreas como: ESG (Environmental, Social and Governance), Sustentabilidade, Economia Verde, Energias Renováveis, Segurança Alimentar, Produção de Alimentos, Produção de Vacinas, além da agenda do Mercado Financeiro. A CGM participou do Painel sobre a Economia e Industrialização Verde no Brasil e outras partes do mundo) e Inteligência Artificial.

“Nos sentimos lisonjeados a participar desse Fórum pela razão de termos um programa de inteligência artificial eficiente na Controladoria da nossa cidade, pois são poucas as capitais do Brasil que utiliza a IA nas controladorias. Foi relevante para mostrar ao mundo, a realidade da administração pública de Campo Grande e enfatizar o esforço da administração municipal em modernizar a gestão como Capital das Oportunidades, do Agronegócio, puxando para a Rota Bioceânica”, apontou João Batista Pereira, Controlador Geral de Campo Grande.

Ainda segundo o controlador, é a Inteligência Artificial que dá segurança para à governança de Campo Grande, como também solidifica o Programa de Integridade em adesão junto Controladoria-Geral da União (CGU), Tribunal de Contas da União (TCU) e Controladoria-Geral do Estado. “Não existe ponta solta quando se trata de gestão administrativa com a IA, o que deve chegar aos pequenos municípios também, onde facilita e agiliza o trabalho dos servidores da Secretaria Executiva de Compras Governamentais bem como dos gestores, pois em minutos ela pode consultar se uma empresa é ou não idônea para participar de um certame iniciado pela prefeitura, por exemplo, e com isso ganhamos prevenção no setor de licitações”.

Já para a Controladoria, a IA pelo fato de ser possível acompanhar as ações e todos os programas do governo sendo cumprido, o que está no Art. 74, § 1º da Constituição Federal. “Sem a IA, levaríamos muito tempo para fazer isso, devido ao grande volume de recursos e de programas, além da falta de mão de obra qualificada. Com a IA, conseguimos fazer esse trabalho com tranquilidade e com segurança. Assim, entregamos para o Executivo Municipal, um resultado com informações sólidas e sem erros.

O Fórum também teve como metas mostrar o que os países e as empresas estão fazendo para tornar o mundo mais sustentável e o comprometimento com a diversidade cultural, com os refugiados e com a garantia de acesso à geração de riquezas e oportunidades de crescimento para todos.

Participaram do Painel junto ao Controlador-Geral do Município, João Batista Pereira, o ex-governador do Distrito Federal e atual Secretário de Desenvolvimento e Economia Verde do Ministério da Indústria, Rodrigo Rolemberg; o Presidente do Serviço Geológico Brasileiro, Inacio Melo; o vice-presidente da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (Abrig), Eduardo Fayet; o presidente-executivo da Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos, Yuri Abren e Barbara Krysttal, Gestora de Políticas Públicas e Analista de Inteligência e Combate ao Terrorismo.