Com foco no tema Valorização da Vida e a prevenção ao suicídio, o mês de setembro é marcado por mobilização nacional que busca promover um debate sobre saúde mental. A temática também é abordada na Rede Municipal de Assistência Social, nos 21 Cras (Centro de Referência de Assistência Social), além dos Centros de Convivência, Centros de Convivência do Idoso, sede administrativa e unidades da Alta e Média Complexidade. As ações envolvem palestras, abordagens educativas e atividades lúdicas.

No Cras Alair Barbosa de Resende, nas Moreninhas, a equipe reuniu nesta semana, cerca de 40 crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para uma mobilização que teve como objetivo conscientizar a comunidade sobre a importância das ações de prevenção ao suicídio. Com panfletos informativos, faixas e cartazes, as crianças abordaram motoristas e pedestres no cruzamento das ruas Palmácea com Ipamerim e Rua Anacá com a Barreiras.

Os irmãos Miguel Felipe e Pedro Lucas Flores Frett aprovaram a ideia. “Achei muito importante entregar os papéis porque as pessoas às vezes têm depressão e decidem não viver mais, por isso fiquei muito feliz em ajudar. Eu amo as atividades que fazemos aqui no Cras”, enfatizou Miguel.

O coordenador da unidade, João Henrique Bezerra falou sobre a importância de trabalhar o tema com as crianças. “O Cras é um local onde ocorrem as trocas sociais e onde é possível também promover diálogos e atividades sobre a importância de cuidar da saúde mental, porque a informação e o conhecimento são ferramentas essenciais para que, juntos, possamos mudar essa realidade”, pontuou.

Já os idosos que frequentam o SCFV do CCI Jacques da Luz receberam a equipe de enfermagem da Unigran para uma ação de saúde. A coordenadora Janaína Salvador e a equipe da unidade organizaram dinâmicas de grupo envolvendo temas como ansiedade, depressão e prevenção ao suicídio. Cartazes foram confeccionados e distribuídos em toda a unidade, com frases motivacionais e fazem parte de uma exposição que pode ser conferida até o final do mês.

Ao final da atividade, a equipe de enfermagem aferiu a pressão dos idosos e falou sobre a importância da saúde física no processo emocional. “O bem-estar integral é fundamental para a qualidade de vida da pessoa idosa. Esse é um cuidado rotineiro que temos no CCI”, frisou a coordenadora.

A prevenção do suicídio também mobilizou 78 acolhidos na UAIFA I, que participaram de palestra promovida pela equipe técnica da unidade. Foram entregues camisetas, mensagens e folders de orientação sobre como oferecer ajuda à pessoas que estejam passando por algum problema emocional.

“Pesquisas sugerem que os esforços de prevenção do suicídio serão muito mais eficazes se abrangerem várias intervenções, por isso a conscientização requer o esforço da família, amigos, colegas de trabalho, membros da comunidade, educadores, líderes religiosos e governos, utilizando uma abordagem multidisciplinar”, disse a cordenadora da UAIFA I, Giany Conceição da Costa.

Cuidando de quem cuida

O Setembro Amarelo também mobilizou os servidores das duas sedes administrativas da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS). Equipes da Superintendência de Gestão do SUAS percorreram os setores para falar também sobre a necessidade de cuidar da saúde mental dos profissionais que atuam na rede de Assistência Social.

A gerente de Gestão e Informação do Trabalho do Suas, Elaine Telles, ressaltou o trabalho desenvolvido por meio do projeto ‘Cuidando de Quem Cuida’, que tem como foco propiciar ações de reflexão sobre saúde mental e qualidade de vida, através de oficinas voltadas aos servidores da SAS, que em 2021 contemplaram 75 pessoas nas modalidades on-line e presencial.

O projeto ainda faz acompanhamento das demandas situacionais dos servidores, oferecendo atendimento e escuta qualificada com o intuito de dar suporte aos trabalhadores em suas questões. São realizadas ações como encaminhamento à rede de saúde mental, acesso aos benefícios eventuais, instrução sobre a vida organizacional da SAS, entre outros.

Ainda esta semana a SAS deu início à implantação de uma comissão permanente de prevenção ao suicídio. A criação do grupo ocorre a partir de convite da Defensoria Pública e terá o objetivo de levar às unidades da Rede de Assistência Social, ações de conscientização e prevenção.