A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e da Subsecretaria de Políticas Públicas para a Mulher (Semu), lançou na manhã desta quarta-feira (04) a programação de ações em alusão à campanha Outubro Rosa. A solenidade aconteceu no Centro de Referência da Mulher, localizado no Bairro Chácara Cachoeira.

A prefeita Adriane Lopes lembrou da importância de se promover a difusão de informações sobre o câncer de mama e fortalecer as ações para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença, oportunizando também o acesso aos serviços e atendimentos.

“Este é um momento em que intensificamos nossas ações de conscientização sobre uma doença tão séria e que atinge um número expressivo de pessoas, mas quando detectada em fase inicial e tratada adequadamente, o prognóstico melhora, aumentando significativamente as chances de cura. E neste mês, nós estamos reforçando os atendimentos em nossas unidades que estão preparadas para atender a nossa população”, comenta.

Durante a solenidade, a prefeita anunciou a parceria com o Hospital de Amor que disponibilizará a sua Unidade Móvel (Carreta) para percorrer diversos pontos da cidade ao longo do mês ofertando gratuitamente exames de mamografia à população. O Hospital de Câncer Alfredo Abrão (HCAA) também estará disponibilizando atendimento gratuito. Os exames serão ofertados entre os dias 3 e 31 do mês de outubro (*exceto feriados). Serão distribuídas 80 senhas/dia, para mulheres entre 40 a 65 anos, de segunda à sexta-feira. As mulheres interessadas poderão vir a partir do dia 3 de outubro (terça-feira) diretamente ao Hospital de Câncer de Campo Grande-MS Alfredo Abrão, na Rua Marechal Rondon, 1053, a partir das 6h, pegar uma senha e fazer no mesmo dia o exame.

“Através destas parcerias estamos potencializando os atendimentos para nossas mulheres, contribuindo para uma melhor efetividade no rastreio e tratamento destas doenças”, acrescenta.

Ao longo do mês, as 74 unidades básicas de saúde da família (UBSs e USFs) espalhadas pelas sete regiões urbanas e distritos de Campo Grande estarão realizando ações com a oferta de diversos serviços e atendimentos à população, como coleta de preventivo, agendamento de mamografia, exame clínico de mamas, testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), consultas médicas e de enfermagem, roda de conversa, palestras de orientação sobre a importância do rastreio do câncer de mama e colo de útero, entre outros.

A programação completa com as datas e horários das ações, além dos serviços ofertados está disponível no site da Secretaria Municipal de Saúde, podendo ser acessado pelo endereço: https://www.campogrande.ms.gov.br/sesau/downloads/outubro-rosa-programacao-unidades-de-saude-2023/.

Além das ações, será realizado o trabalho de busca ativa das mulheres na faixa etária indicada para rastreio. Para o rastreio do preventivo a faixa etária de rastreio é de 25 a 64 anos e de mamografia de 50 a 69 anos. Neste período, a Secretaria estará realizando a mamografia a partir dos 40 anos.

Por mês, a Sesau oferta 9 mil vagas de preventivo, seja por demanda espontânea ou por agendamento na própria unidade de saúde. A Sesau disponibiliza ainda um sistema para agendamento do preventivo online, onde é possível ter acesso às datas e horários disponíveis nas unidades para realização do exame.

Para agendar o exame de preventivo, a paciente deverá acessar o link http://agendeseupreventivo.campogrande.ms.gov.br/ disponível no site oficial da Secretaria. Basta preencher o cadastro e buscar a data, horário e local desejado para fazer a coleta.

Já o agendamento da mamografia é realizado na própria unidade. Por mês são ofertadas em média 2 mil vagas de mamografia. A faixa etária de rastreio do câncer de mama pelo INCA é de 50 a 69 anos. No entanto, em Campo Grande, a faixa etária é de 40 a 69 anos, possibilitando assim que pacientes mais jovens tenham acesso ao atendimento.

De janeiro a julho deste ano, foram realizadas 20.173 coletas de preventivo e 7 mil mamografias na faixa etária de 50 a 69 anos e 4.200 mamografias na faixa etária de 40 a 49 anos em Campo Grande. Hospital fará gratuitamente Mamografias durante o mês em prevenção ao câncer de mama.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2023, estima-se uma incidência de 390 novos casos de câncer de mama e 80 de colo de útero. No ano passado, foram registrados 86 óbitos em decorrência do câncer de mama em Campo Grande, enquanto, no corrente ano, foram 80. Quando se trata de óbitos provocados pelo câncer de colo de útero, foram 23 registrados no ano passado e 22 neste ano.

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Para o Brasil, foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023, com um risco estimado de 66.54 casos a cada 100 mil mulheres. O câncer de mama também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil.

Os principais sinais e sintomas suspeitos são: caroço (nódulo). geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).