A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Funesp (Fundação Municipal de Esporte e Lazer),  assinou, nesta quarta-feira (11), a regulamentação do Fundo Municipal de Esporte e Lazer, que investirá R$ 1 milhão para apoio a entidades e ações esportivas para toda a população. A solenidade, que faz parte do calendário de aniversário de 122 anos da Capital, foi realizada no Parque Ayrton Senna.

O recurso é disponível por crédito especial, através do Decreto Municipal 14.755, de 02 de junho de 2021, direcionado e fomentado pela Fundação. O plano municipal terá prioridade em contemplar parcerias com associações, ligas e federações para recuperar, reformar e ampliar equipamentos comunitários da área.

Do recurso, serão destinados R$ 50 mil para apoiar e financiar pesquisas científicas na área de esporte e lazer, em parceria com instituições de educação superior; R$ 250 mil para realização de eventos esportivos nacionais e internacionais; R$ 200 mil para apoiar atletas e equipes de alto rendimento em competições; e R$ 500 mil para apoiar ações ou projetos de associações, ligas e federações.

A vice-prefeita Adriane Lopes acompanhou a solenidade e assinatura do decreto e ressaltou o potencial de Campo Grande em formar atletas de alto nível, bem como a importância de incentivo a pequenos projetos esportivos.

“Políticas públicas de esporte é desenvolvimento e saúde. Durante a pandemia, percebemos o quão importante é a prática de atividades esportivas. Estamos no período das Olimpíadas, muitos atletas foram descobertos em projetos de associações, por pessoas que fazem do esporte uma profissão. Vemos que o esporte transforma a vida das pessoas”, disse.

O diretor-presidente da Funesp, Claudinho Serra, explica que os cadastros aos interessados em receber apoio através do fundo serão totalmente on-line no site da Fundação. A previsão é que na próxima segunda-feira (16) o cadastramento seja aberto.

“Este fundo é inédito e será aberto amplamente para federações, associação de moradores e afins esportivos. A partir de hoje teremos investimento para apoiar. Observamos a importância do esporte olímpico, agora estamos começando a investir nas bases, investindo na população. Campo Grande é a cara do esporte.  Mais do que nunca, estamos reconhecendo o esporte e lazer como qualidade de vida”.

Reynardt Peralta, presidente da Associação de Skate de Mato Grosso do Sul, comemorou o novo meio de apoiar o esporte. “Nunca estivemos tão em alta como estamos agora no mundo do esporte. O skate, que antes era mal visto, agora temos uma torcida ampla. Vamos mostrar que o esporte é saudável e buscar apoio”, disse.