Pela primeira vez em Campo Grande, alunos na modalidade de Karatê do Projeto Sonho de Campeão, desenvolvido pela Fundação Municipal de Esportes – Funesp, realizaram exame de troca de faixa. Nesse sábado (17), 25 alunos do Parque Jacques da Luz participaram da avaliação e passaram para a faixa amarela.

Sob a coordenação da professora Bruna Caruzo, faixa preta 3º DAN, oriunda de projeto social, os alunos mostraram o que aprenderam no Projeto. “Este é um momento muito especial. É a primeira troca de faixa deles, e é o primeiro exame realizado pelo Projeto. É muito gratificante ver o resultado deles, é sinal de que se dedicaram e evoluiram”, avaliou.DSC_1719

Para fazer a avaliação, a Diretora Técnica da Federação de Karatê do MS, Marilza Mendonça,  faixa preta 5º DAN, acompanhou atentamente os movimentos de cada aluno e disse que além da dedicação aos treinos é preciso atenção aos estudos. “A vida é um degrau, hoje é a faixa amarela, amanhã é a preta e assim é na vida também. Crescendo a cada dia, mantendo a dedicação e o foco nos treinos e equilibrando com os estudos”, declarou.

Entre os jovens nervosismo e euforia dividem o momento, como Gabriel Neto Silverio, 10 anos, que iniciou o projeto em 2017. “Eu gosto muito da aula e hoje eu estava angustiado, mas depois que fizemos todos os movimentos passou, e ganhei faixa amarela”, disse o jovem sorridente.

Para a mãe de Gabriel, que assistia e filmava tudo de longo o sentimento é de satisfação. “Fico muito feliz com a empolgação dele, principalmente DSC_1868porque antes do projeto ele não fazia nenhuma atividade física e era muito agitado. O karatê melhorou a disciplina, a dedicação na escola e até em casa”, pontuou Eliane Daniele Neto Aquino, 33 anos, atendente comercial.

Próxima semana

No próximo sábado (24),  Funesp realiza o exame de troca de faixa do Karatê com a turma do Centro Municipal de Treinamento Esportivo (CEMTE) a partir das 14h. Além do Parque Jacques da Luz e Do Cemte, a Prefeitura realiza oficinas de karatê no Parque Tarsila do Amaral, no Centro de Convivência do bairro Jardim Itamaracá, na Ong Centro Espírita Amor e Luz no Jardim Columbia e na Casa Dom Bosco. A programação completa das oficinas está disponível no site da Prefeitura no link: www.pmcg.ms.gov.br/funesp