Visando proporcionar mais qualidade de vida à população, a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Fundação Municipal de Esportes (Funesp) e da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep), entregou na noite desta terça-feira (02), uma unidade de academia ao ar livre e o novo sistema de iluminação na Praça do Bairro TV Morena. A Praça foi transformada em um espaço multifuncional que atende às necessidades de lazer, prática de atividades físicas e convívio social.

A revitalização inclui também a instalação de um playground, poda de árvores, novas pinturas e uma pista de caminhada. O objetivo é estimular a prática de atividades físicas na população adulta e idosa, proporcionando benefícios para as Atividades de Vida Diária (AVDs) e, consequentemente, contribuindo para o nível de independência e autoestima. Nos últimos anos, a Prefeitura de Campo Grande entregou mais de 16 academias nos bairros da Capital.

A prefeita Adriane Lopes comentou sobre a importância dessas entregas, estimulando hábitos saudáveis. “Acreditamos que os espaços em comum têm que ser explorados pelos moradores e esse é mais um local para uso e práticas saudáveis. Enquanto os pais caminham, as crianças brincam no playground. Os equipamentos da academia são pensados para todos, com acessibilidade aos cadeirantes”.

Carlos Pimentel, de 77 anos, que é morador do bairro há mais de três décadas, acompanhou a evolução da região e comemora a revitalização. “Estávamos precisando disso. O exercício sempre é benéfico, ainda mais ao ar livre. É bom vir aqui, andar e respirar ar puro. Agora teremos esse privilégio”.

O aposentado Antenor Batista Gama, de 62 anos, que mora no bairro há mais de 40 anos, também ficou contente com a academia e a revitalização da praça. “A praça em si é ótima e agora com os aparelhos para exercício físico ficou melhor ainda. Fui criado nesse bairro, desde pequeno. Quando meus pais vieram morar aqui, essa vila não existia ainda. Avaliando este espaço, tenho a convicção de que o bairro está em constante evolução, com a chegada de novos equipamentos para atender às necessidades da população. Acho muito positivo, inclusive porque a gente não precisa sair do bairro para fazer os exercícios.”

O diretor presidente da Funesp, Maicon Mommad, reforça que a academia proporcionará mais qualidade de vida e sociabilidade entre as pessoas. “Os espaços de atividade física e lazer são muito importantes para a comunidade. Vimos durante o período pandêmico, o quanto a atividade física foi importante para a promoção e prevenção da saúde de todos nós e esses espaços estimulam esse estilo de vida mais saudável”.

No local foram instalados os seguintes aparelhos: simulador de remo duplo; supino; rotação dupla vertical; voador peitoral com voador dorsal; máquina abdominal; rotação vertical duplo diagonal; remada; simulador de remo individual e simulador de cavalgada duplo.

MovimentaCG

Além de promover a prática de esportes, o Movimenta Campo Grande tem como objetivo valorizar a cultura local, oferecendo atividades que atendam às necessidades específicas das comunidades em cada região da cidade. A iniciativa busca criar uma conexão mais estreita entre os participantes, fortalecendo os laços sociais e incentivando um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Com uma variedade de atividades físicas e esportivas, o programa se tornou referência na promoção de uma vida ativa e saudável.

Dentre as diversas modalidades oferecidas pelo Movimenta, estão inclusos: lutas, danças, esportes coletivos e individuais, tais como Pilates, Yoga, Zumba, Fitdance, Ritbox, Capoeira, Futebol de Campo e Futsal, Beach Tennis, Ginástica, Atletismo, Flag Futebol, Natação, Hidroginástica, entre outras.

#pratodosverem A imagem de capa da matéria mostra os novos aparelhos da academia ao ar livre instalados na praça. A segunda mostra a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, com a palavra, junto com representantes das secretarias municipais, Câmara municipal e moradores. Já a terceira e última mostra uma placa com as instruções de uso de cada aparelho instalado.