O prefeito Marquinhos Trad, acompanhado do secretário da Controladoria-Geral de Fiscalização e Transparência (Cogefit), Evandro Ferreira de Viana Bandeira, na tarde desta segunda-feira (6), participou do Encontro Município Transparente – Excelência na Aplicação dos Recursos Federais.

Marquinhos Trad destacou a importância do evento e ressaltou que a equipe técnica da prefeitura participou do encontro entre os prefeitos para anotar os pontos positivos e colocar em prática na administração da Capital.

@3

“Vamos devolver a credibilidade para a população no conceito da transparência. Todos nós temos o direito de saber como andam as contas do município. Devemos saber como os recursos são arrecadados e como eles são gastos. Só assim vamos sair do discurso e trabalhar a verdadeira transparência pública. A Secretaria da Controladoria Geral da Prefeitura foi criada para melhorar a transparência. Pela primeira vez temos uma controladoria na gestão municipal”, frisou.

O evento realizado no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo contou com a presença do governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, e do superintendente da Controladoria Regional da União em Mato Grosso do Sul, André Luiz Monteiro da Rocha.

A reunião teve como objetivo esclarecer iniciativas de melhoria da gestão, combate à corrupção e incentivo à transparência. A programação oficial incluiu temas como: fiscalização nos municípios, orçamento, licitações e contratos, prestação de contas, ouvidoria, transparência pública, Lei Anticorrupção e atuação do controle interno na Administração Pública.

Também foi apresentado o Painel Municípios, ferramenta que consolida dados e avaliações do Ministério da Transparência para apoiar a gestão municipal, indicando informações específicas de cada localidade do país. Da equipe da Prefeitura, participaram o ouvidor-geral do Município, Antônio Ueno; Secretário-Adjunto da Controladoria, Luciano Silva Martins e o coordenador da Transparência Fiscal, Marco Aurélio Borges.