O prefeito Marquinhos Trad e a secretária de Cultura e Turismo, Nilde Brun, se reuniram em Brasília na manhã desta terça-feira (20) com a presidente do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Kátia Bogea. O encontro teve por objetivo a apresentação de um novo projeto para a Feira Central de Campo Grande e restauração e requalificação da área localizada ao lado da Feira Central, no trecho da Esplanada Ferroviária, também conhecida como rotunda.

“Todo complexo ferroviário hoje está esquecido e vai se somar a este projeto inovador. Estamos dando vida a uma parte do complexo ferroviário. Vamos transformar este local em um grande espaço de evento, cultura e entretenimento para o campo-grandense”, declarou o prefeito Marquinhos Trad.

O projeto da Feira Central garante a integração da feira com toda a parte arquitetônica da antiga ferrovia, em um espaço mais acolhedor, que dá outra dinâmica aos feirantes e ao comércio em geral.    O projeto será custeado com ajuda de empresários e pela Lei Rouanet.

“Eles aceitaram o projeto e já conseguiram agendar pra gente uma reunião no Ministério da Cultura, encaixando como um projeto de exceção. Nós dependíamos desta autorização do Iphan. É uma somatória de esforços, da união com a Associação da Feira Central, com apoio do Sebrae, oferecendo consultoria. Vamos dar uma nova roupagem para todo espaço, tombado, e que agora entra com uma arquitetura diferenciada, inovadora, para a feira. Vamos dar utilidade para um espaço tombado,  da Estação Ferroviária”, complementou a secretária.

Nilde e o prefeito também aproveitaram a agenda para solicitar apoio do Iphan na apresentação do projeto de reforma da rotunda. Com o projeto pronto, a prefeitura pode apresentar no Ministério do Turismo, onde o recurso já foi solicitado. “Também recebemos resposta positiva e a rotunda já está no orçamento do Iphan para a elaboração do projeto arquitetônico”, complementou.

O projeto, de R$ 25 milhões, prevê a restauração e requalificação da área localizada ao lado da Feira Central, no trecho da Esplanada Ferroviária, também conhecida como rotunda. O local será transformado em um Centro Cultural, onde possa ser realizado, por exemplo, Carnaval e Arraial de Santo Antônio.

O espaço do Complexo da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil em Campo Grande foi tombado pelo Iphan em 2009, quando se tornou propriedade do Município. A área tem 22,3 hectares e 135 edifícios de alvenaria e madeira e ainda mantém parte dos trilhos que não foram retirados do trecho urbano.

Ministério da Saúde

Pela manhã, o prefeito também se reuniu com o secretário de Atenção à Saúde, Francisco de Assis Figueiredo. Na ocasião, solicitou a prorrogação de prazo para licitação de quase R$ 2 milhões para reforma de unidades de saúde. A gestão passada perdeu o prazo para a licitação e a nova administração tenta retomar o projeto para evitar a perda do recurso.

O prefeito também conversou com o secretário sobre a possibilidade de alteração de local de construção de uma unidade de saúde no Bairro Arnaldo Estevão de Figueiredo, atendendo a solicitação dos moradores.

O secretário não descartou a possibilidade, mas explicou que depende da apresentação de novo projeto e questões administrativas e jurídicas, haja vista que todo o processo de construção já foi iniciado.

O processo de construção da unidade é de 2010 e, por mobilização dos próprios moradores, houve duas alterações de local e ficou definido através de votação entre eles mesmos que ela seria erguida no espaço onde se encontra hoje, sendo licitada em seguida. O valor da construção é de R$ 947 mil, sendo R$ 400 mil do Ministério da Saúde e R$ 547 mil de contrapartida da Prefeitura.