A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), promoveu, no dia 17 de abril, uma Escuta Ativa com a sociedade civil. No encontro, além da equipe técnica da Sectur, estavam presentes representantes do escritório do Ministério da Cultura e do Conselho Municipal de Políticas Culturais.

O objetivo da reunião foi esclarecer minuciosamente às agentes culturais e artistas as dúvidas sobre a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), instituída pela Lei nº 14.399, de 08 de julho de 2022. Esta política visa fomentar a cultura nacionalmente ao apoiar todos os Estados, o Distrito Federal e os Municípios brasileiros durante 5 anos, com início em 2023. A escuta também tem a finalidade de promover diálogo com a classe e ouvir as demandas locais dos agentes culturais e artistas da Capital, para a construção dos editais que serão lançados pela PNAB através do Plano Anual de Aplicação dos Recursos.

Nesta quinta-feira (18), ocorrerá mais uma escuta online às 18h, a fim de possibilitar que mais pessoas tenham acesso e possam participar e esclarecer suas dúvidas. No dia 9 de maio, será realizada a última escuta no Memorial da Cultura Indígena Cacique Enir Terena, na Aldeia Urbana Marçal de Souza. O foco desta escuta é facilitar o acesso aos povos originários e quilombolas.

A Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos (SDHU), em parceria com a Sectur, disponibiliza intérprete de Libras para ambas as escutas.

#pratodosverem A imagem que ilustra a matéria mostra representantes da cultura e da sociedade civil de Campo Grande durante Escuta Ativa.