O ouvidor-geral da Prefeitura de Campo Grande, Antônio Ueno, se reuniu nesta sexta-feira (26) com os funcionários da Ouvidoria Municipal que atuam nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), na função do acolhimento de pacientes.

Para atender os pacientes, a Ouvidoria-Geral criou um protocolo de atendimento ao cidadão com as seguintes condutas: Receber com cordialidade os pacientes e sempre transmitindo confiança, prestar atendimento ágil, ser respeitoso, prestar informações de forma objetiva e conduzir o cidadão ao local, garantindo seu atendimento por outro profissional.

“Nossa equipe de funcionários que trabalham no acolhimento dos pacientes atuam fazendo ronda nas dependências internas das UPAs para dar segurança no atendimento dos pacientes. Também informamos aos pacientes da existência das Unidades Básica de Saúde e dos seus serviços. Com isso, pretendemos desafogar o atendimento nas UPAs. Nosso trabalho não é de intervir nos trabalhos das equipes de saúde, mas sim, fazer com que a população seja bem atendida”, frisa Antônio Ueno.

MAG_5706
Ouvidor-geral, Antônio Ueno

No total, 32 funcionários da Ouvidoria-Geral, Controladoria e administrativo da Sesau estão atuando no período de 24 horas UPAs. “Este trabalho já apresenta bons resultados, um diferencial nos acolhimentos dos pacientes. Vamos trabalhar para melhorar ainda mais”, comentou a ouvidora da Sesau, Sônia dos Santos.

A equipe da Ouvidoria está atenta aos horários pré-determinados pela chefia das Unidades de Saúde, quanto a entrada e saída dos funcionários. “Nós estamos atentos ao atendimento aos pacientes. Tiramos as dúvidas na recepção. Trabalhamos na fluidez do atendimento e na diminuição do tempo de espera nas filas”, comenta a funcionária Bianca Reis.

Todo o trabalho desenvolvido pela equipe da Ouvidoria Geral da Prefeitura é avaliado por meio de relatório semanal relacionado a atuação das equipes integrantes. A demanda será abordada junta aos enfermeiros e responsáveis pelas UPAs, via relatório para melhorar a atuação e referenciando a melhoria de estratégias junto à equipe de trabalho e a equipe de humanização.

Participaram da reunião a coordenadora de projeto da Ouvidoria-Geral Daniele Xavier, o funcionário Manoel Carlli.

MAG_5684