Nem mesmo a chuva que caiu no fim da tarde desse domingo (6) desanimou os artesãos de Campo Grande, que pela segunda vez neste ano de 2018 ocuparam o espaço da Cidade do Natal, nos altos da Avenida Afonso Pena, para a realização da feira de artesanato onde puderam comercializar os seus produtos. Com uma variedade de atrações culturais, a edição foi especial para antecipar as comemorações do Dia das Mães e serviu para consolidar a permanência do evento – que faz parte do projeto “Mãos que Criam”, que passará a acontecer mensalmente no local, em um domingo de cada mês.

@1B9A4244“Combinamos com os artesãos que eles terão o espaço e toda a estrutura que já é oferecida desde a primeira edição da feira, para que eles possam criar mais essa identidade e comercializar os seus produtos. Embora exista uma variedade de feiras nas praças dos bairros e centro da cidade, ainda assim o segmento tem a necessidade de novos espaços já que a produção é significativa. Aqui nos altos da Afonso Pena já existe uma cultura das famílias passearem aos domingos e agora vão perceber o artesanato local presente, que fortalece a nossa identidade cultural”, informou a secretária municipal de Cultura e Turismo, Nilde Brun.

Designers, artistas e artesãos que se dedicam à produção de objetos de forma criativa e diferenciada @1B9A4185participaram do evento, realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – Sectur, que oferece toda a estrutura das barracas, palco, som e artistas, em parceria com as associações dos artesãos da Capital.

A Feira de Artesanato “Mães que Criam” reuniu cerca de 120 artesãos que puderam oferecer os seus produtos, como tapetes, toalhas, bijuterias, quadros, tudo feito artesanalmente e disponíveis para serem comprados, além de uma ótima opção para presentear as mães nesse dia especial.

Quem foi até o local encontrou telas, peças produzidas em tear, cerâmica, mosaico, patchwork, bolsas de material reciclável e objetos de decoração. Além da oportunidade de apreciar e adquirir os trabalhos dos artistas locais, o público prestigiou a programação cultural no local, que contou com a animação da Banda V8 e de Chicão Castro.

@1B9A4202A gastronomia também esteve presente nesta edição da feira, onde a população também aproveitou os pratos da cozinha regional como arroz carreteiro, arroz Pantaneiro, pastel, sobá, espetinho, bolos e doces.

Quem gostou da novidade foi a artesã Cibele Almeida, que há seis anos produz peças em cerâmica para comercializar em Campo Grande. “A prefeitura está de parabéns pelo apoio. Oferecer essa estrutura com @1B9A4210programação cultural, com shows, motiva as pessoas a saírem de casa e motiva também os artesãos a se unirem mais. Agora a população conta com mais um local de entretenimento e cultura, já que aqui vão ver coisas diferentes e perceber como o nosso artesanato local é legal, bem elaborado e criativo”.

A artesã Eugênia Laura Martins de Oliveira, de 60 anos, também está otimista com o novo espaço para fomentar os negócios. “Os artesãos precisam dessa união para ter êxito. Com a feira permanente aqui nesse espaço, a população aos poucos terá o evento como uma identidade cultural como já acontece em outras capitais brasileiras, onde a gente visita e as feiras de artesanato nos são oferecidas dentro da programação do turismo daquela região. Esse ponto é excelente e vamos agarrar essa oportunidade”, pondera a artesã que confecciona produtos em patchwork.