Com parcerias, Prefeitura oferta 90 vagas de emprego para pessoas com deficiência

IMG_4721 (Copy)

Campo Grande, 06/11/2018 às 11:18

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Fundação Municipal do Trabalho, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, Superintendência Regional do Trabalho e  Emprego (SRTE/MS) e Funtrab promovem nesta terça-feira (6) o Dia D – Dia de Inclusão Social e Profissional das Pessoa com Deficiência e dos Beneficiários do INSS.

Durante a ação estão sendo ofertadas 90 vagas de emprego para pessoas com deficiência. Há vagas para auxiliar administrativo, auxiliar de produção, advogado e ajudante de carga e descarga entre outras.

IMG_4755 (Copy)De acordo com o diretor-presidente da Funsat, Cleiton Freitas, apesar de o trabalho ser diário hoje é um dia importante por reunir várias vagas para as pessoas com deficiência.

“Hoje temos a oportunidade em ofertar às pessoas com deficiência aqui na Funsat 90 vagas, em 50 empresas. Não é só hoje que fazemos esse trabalho, nós fazemos esse trabalho diariamente – de segunda a sexta – das 7 as 17 horas. O nosso objetivo aqui é encaminhar a pessoa para a vaga. É trabalhar pela inclusão”, disse.

A ação que será realizada durante todo o dia na sede da Funsat tem o objetivo de promover a inserção dessa parcela da população no mercado de trabalho. A agência de emprego da Funsat, neste dia D será voltada somente para o atendimento às pessoas com Deficiência e dos beneficiários do INSS, uma determinação do Ministério.

José Ivany Durães, do Ministério do Trabalho e Emprego, agradeceu a participação de todos e falou do trabalho que o Ministério do Trabalho tem realizado para reduzir as dificuldades de as pessoas com deficiência conseguirem trabalho.

IMG_4738 (Copy)“De fato os dados são alarmantes, o Ministério do Trabalho a cada 6 meses divulga os números e temos o último que foi em julho e apontava Campo Grande como defasado em 89% das cotas e Mato Grosso do Sul em 90%. Mas a partir do 2º semestre, através das campanhas que temos feito acreditamos que vai ficar de 30 a 40% de cumprimento dessas cotas. Muito trabalho foi feito, mas ainda há muito a se fazer”, disse.

A Funsat oferece atendimento aos trabalhadores com deficiência ao mercado de trabalho com o objetivo de oportunizar trabalho e emprego para as pessoas com deficiência e subsidiar os empregadores para atender os pré-requisitos exigidos pela legislação. O atendimento é destinado aos trabalhadores com deficiência física, visual, auditiva, intelectual e sensorial, não impeditiva ao exercício de atividade laboral que buscam uma vaga de trabalho.

IMG_4723 (Copy)Para João Faria Alves, presidente da Federação dos Deficientes Físicos de Mato Grosso do Sul, é preciso que os empresários acreditem mais na força de trabalho da pessoa com deficiência.

“Eu tenho uma empresa há 20 anos e todos os meus funcionários são pessoas com deficiência, inclusive eu. Então eu quero dizer aos empresários não há dificuldade em relação a nós. Às vezes Deus diminuiu a minha perna, mas deu o intelecto e deu a minha voz”, afirmou.

Para finalizar, o coordenador da Coordenadoria de Apoio às Pessoas com Deficiência, David Marques, falou da importância e do simbolismo da data.

“Momento importantíssimo para a inclusão da pessoa com deficiência que vai ao encontro das ações necessárias para a real efetivação da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. Incluir a pessoa com deficiência no mercado de trabalho não é apenas abrir a vaga, é dar acessibilidade para ela desde a hora que ela pega o ônibus para ir para o trabalho”, disse.

Rede Municipal de Sites e Serviços On-line de Campo Grande MS

http://www.campogrande.ms.gov.br/