Como parte da campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim de Violência contra as Mulheres”, que teve início no dia 21 de novembro, a Prefeitura de Campo Grande irá promover uma partida amistosa clássica de futebol feminino entre Comercial e Operário (Comerário). A ação ocorre na próxima terça-feira (6), às 18h30, no Belmar Fidalgo.

“Esse evento foi pensado a partir do momento atual, que é a Copa do Mundo. O intuito é dar visibilidade as atletas que se destacam no futebol campo-grandense. Com isso, também aderimos a campanha Laço Branco, outra ação que está presente em mais de 50 países, em todos os continentes e é apontada pela ONU [Organização das Nações Unidas] como uma das maiores iniciativas mundiais direcionadas para a temática do envolvimento de homens com a violência contra a mulher”, explicou a subsecretária municipal de Políticas para Mulher, Carla Stephanini.

A Campanha do Laço Branco tem como objetivo sensibilizar, envolver e mobilizar os homens no engajamento pelo fim da violência contra a mulher. A luta teve início no dia 6 de dezembro de 1989, quando Marc Lepine, de 25 anos, invadiu uma sala de aula da Escola Politécnica, no Canadá. Ele ordenou para que os homens se retirassem da sala e, gritando, pediu para as estudantes que permaneceram. Logo começou a atirar, assassinando a queima roupa 14 mulheres, pelo fato de não aceitar vê-las estudando engenharia.

Desta maneira surgiu a primeira campanha criada por homens, que elegeram o laço branco como símbolo. A iniciativa se espalhou pelo mundo e chegou ao Brasil, onde foi legalmente instituída, por meio da Lei Federal nº 11.489 de 20/06/2007, que estabelece o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

Em 6 de dezembro de 2018, Campo Grande instituiu o Dia Municipal de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres – Campanha do Laço Branco, por meio da Lei Municipal nº 6.136.

O amistoso Comerário é realizado pela Semu, em parceria com a Fundação Municipal de Esportes (Funesp).

16 dias de ativismo

Em Campo Grande, a campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher” teve início com a entrega de certificados e segue até o dia 7 de dezembro. O cronograma de atividades conta blitz educativa, oficinas, ações sociais, rodas de conversas, cursos de artesanato e atividades esportivas em diversos pontos estratégicos da Capital, com a intenção de auxiliar no aperfeiçoamento dos fluxos de atendimento.

Serviço: Amistoso feminino Comerário

Data: 6 de dezembro (terça-feira)

Local: Praça Belmar Fidalgo (Rua Dom Aquino, 2.536 – Centro)