Com o objetivo de discutir o planejamento de auditoria e trabalhos desenvolvidos pelos órgãos de controle interno e externo, auditores e representantes do Tribunal de Contas da União, do Tribunal de Contas do Estado, das Controladorias da União, Estado e Município se reuniram na tarde dessa terça-feira, na Escola Superior de Controle Externo (ESCOEX).

Representando o Município, o secretário da Controladoria-Geral, Evandro Bandeira destacou a importância de se promover debates voltados ao combate a corrupção nos órgãos públicos.

PainelCGM2“Além de adotar boas práticas de prevenção e correção, é preciso debater o assunto e se manter atualizado. Mapear e monitorar possíveis causas de fraude, erros e desperdícios praticados na administração pública, garante transparência e qualidade dos serviços prestados”, ressalta Evandro.

O encontro denominado “Mapeamento da susceptibilidade a fraude e corrupção nas instituições públicas de Mato Grosso do Sul”, visa propor medidas estruturais de governança e gestão destinadas a adoção de boas práticas para diminuição de casos de fraude e corrupção nas organizações públicas federais, estaduais e municipais.

O auditor-geral do Município, Elton Dione de Souza, ressalta que a reunião é fruto do trabalho desenvolvido em parceria com os órgãos de controle, TCU e CGU em Mato Grosso do Sul, TCE/MS e CGE/MS.

“O intuito é orientar o agente público quanto as práticas de combate a corrupção, identificando oportunidades e recomendando as melhorias necessárias de acordo com a realidade de cada órgão”, finaliza o Elton Dione.

A parceria inédita entre os órgãos de controle interno e externo, possibilita o mapeamento das instituições com maior susceptibilidade à fraude e à corrupção. Durante a reunião, também foram propostas melhorias voltadas a aplicação de projetos e ações que diminuam a ocorrência de casos de fraude no âmbito do Poder Público com o objetivo de orientar a atuação individual e conjunta desses órgãos de controle nos próximos anos.