A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), promove a partir desta segunda-feira (06), a campanha Volta às Aulas. Com o tema “Fila dupla na escola, também não cola”, o intuito é fiscalizar e orientar aos pais e responsáveis para que deixem seus filhos com segurança nas escolas.

Segundo a Gerente de Educação para o Trânsito, Ivanise Rotta, a formação de filas duplas é a infração mais cometida nesse período do ano. “A formação de filas duplas na porta das escolas causam tumultos e até acidentes de trânsito”, declara.

Em 2022, foram registradas mais de 1.300 autuações por embarque e desembarque em fila dupla. A medida é considerada uma infração de natureza grave e pode gerar uma multa no valor de R$ 195,23.

Ainda de acordo com a Ivanise, o objetivo principal é conscientizar os responsáveis para que tal prática seja reduzida. Para isso ela alerta para algumas práticas que podem ser adotadas “se não houver vaga, procure em quadras mais próximas, estacione, desça do veículo e deixe seu filho em segurança na escola. Programe-se em horários alternados para que não haja congestionamentos”.

A estudante de odontologia, Janaína Pimenta, comenta que atualmente na escola que a filha estuda, é mais tranquilo, mas na escola anterior, sempre estacionava a uma quadra de distância da escola. “Eu acho péssimo quem para em fila dupla”, ressalta.

Além da abordagem educativa, ao longo de todo o ano, os agentes de trânsito fazem rondas de fiscalização em horários de entrada e saída das escolas para evitar esse tipo de transtorno.

Confira o cronograma das abordagens:

Segunda-feira (06/02): 06h45 e 11h10 Colégio Vida Feliz;

Terça-feira (07/02): 06h45 e 10h45 Colégio Tom da Vida;

Quarta-feira (08/02): 07h10 e 15h40 Escola Municipal Professora Iracema Maria

Vicente;

Quinta-feira (09/02): 06h45 e 10h45 Escola Municipal Nazira Anache;

Sexta-feira (10/02): 06h45 e 10h45 Escola Municipal Advogado Demosthenes Martins