A Expogrande 2024 ainda nem estreou e as parcerias comerciais com os países estrangeiros já estão borbulhando. Uma delegação com autoridades políticas, diretores do Porto de Iquique e diretores do Escritório Comercial de Tarapacá – que está instalado na Capital das Oportunidades desde julho de 2023 – já está em Campo Grande fomentando negócios.

A presidente da Empresa Portuária de Iquique, Magdalena Balcells González, revela que eles estão interessados em fortalecer a região de Tarapacá, e especialmente, o Porto de Iquique. “Queremos ser o destino mais conveniente para a carga dos produtores de Mato Grosso do Sul, para que os empresários daqui possam se conectar com mercados da Ásia e da costa do Pacífico. Neste sentido, apreciamos os esforços feitos pelas autoridades de Campo Grande e especialmente o papel da gestão municipal”, afirma.

Ela pontua ainda, que hoje, eles estão presentes na Expogrande 2024 junto com a delegação de Tarapacá para continuar fortalecendo o propósito de facilitar o comércio internacional, beneficiando a atividade empresarial de seus territórios, gerando um circuito logístico integrado e eficiente.

E não é para menos. Mato Grosso do Sul exportou no ano passado US$ 10,6 bilhões, um aumento de 29% comparado a 2022, quando foram exportados US$ 8,2 bilhões. Isso coloca o MS em 11º lugar em relação ao total de exportações brasileiras e o Chile dentro do top 10 de parceiros comerciais. As principais commodities enviadas foram soja (37%), celulose (14%), milho (9,1%), carne bovina resfriada/congelada (8,6%) e açúcares (8,6%).

Já em relação às importações, MS acumula US$ 2,95 bilhões em 2023, redução de 10,8% comparado com 2022, quando foram importados US$ 3,8 bilhões. Os principais produtos importados foram gás natural (44%), adubos ou fertilizantes (17%) e cobre (7,1%).

O presidente da Comissão de Desenvolvimento, Empreendedorismo e Inovação – CORE Tarapacá, German Quiroz, complementa: estamos novamente em Campo Grande, uma cidade linda, acolhedora, limpa e segura.  Viemos com o propósito de participar da Expogrande 2024, que é um evento muito importante para a cidade, para o estado e para o país. Estamos com uma delegação com os principais diretores do Porto de Iquique, com os responsáveis do Escritório de Tarapacá em Campo Grande. Estamos todos juntos em uma missão de integração, com foco neste grande projeto que é a Rota Bioceânica, que une Brasil, Argentina, Paraguai e Chile. Uma integração política, econômica, social e cultural, que favorece a toda a América Latina.

Para o secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Adelaido Vila, o município colhe os frutos de uma estratégia ousada de internacionalização que iniciou com a aproximação aos países da América do Sul, culminando com a instalação do CGR Business e do Escritório Comercial da Região de Tarapacá – Chile. “A abertura do Escritório Internacional possibilitou a materialização de relações sociais, culturais e econômicas com empresários e autoridades de diversos países. Isso é sinal do protagonismo de Campo Grande, que se consolidou como Capital da Rota Bioceânica, e de várias ações da Prefeitura como a participação na III Expedição da Rota de Integração Latino-Americana, da construção e inauguração do Monumento da RILA além da internacionalização da Expogrande”, afirma.

O gestor do Escritório Internacional de Campo Grande – CGR Business, Paulo César Fialho, comemora a internacionalização da Expogrande. “Pautas importantes estão sendo discutidas em reuniões com a delegação chilena, como por exemplo questões aduaneiras e os entraves logísticos no contexto do Corredor Bioceânico. Ademais, em conjunto com a ACRISSUL convidamos os países vizinhos para conhecer o potencial do agronegócio local e nos próximos dias devemos recepcionar outras comitivas estrangeiras que chegam até a Capital com o intuito de realizar negócios na Expogrande 2024”, finaliza.

A Expogrande 2024 é realizada pela Associação dos Criadores de MS (Acrissul) e caminha para sua 84ª edição como referência no agronegócio e entretenimento reunindo público, expositores e instituições, apresentando tendências, soluções e inovações, além de contar com exposição de animais, leilões, circuito de palestras, shows e oportunidades de grandes negócios.