A Prefeitura de Campo Grande, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizou na tarde desta terça-feira (9), uma reunião de orientação da resolução normativa de como será aplicado o programa Juntos Pela Escola, com diretores de 77 escolas das últimas três regiões da Capital e seus respectivos membros da APM (Associação de Pais e Mestres).

Participaram diretores das unidades escolares da região Lagoa, Centro e Anhanduizinho. O Juntos Pela Escola é um programa de revitalização, que prevê cinco linhas de intervenção: revisão elétrica, revisão hidráulica, manutenção na cobertura (telhado), acessibilidade e pintura. Estão sendo investidos R$ 40 milhões para reforma das 205 escolas da Capital.

A Ajur (Assessoria Jurídica) da SEMED, organiza as reuniões e orienta os diretores. Segundo a chefe do setor, Adriana Maria de Oliveira Costa, após essas reuniões, inicia a fase de monitoramento. “A equipe de monitoramento e avaliação, junto com os gestores, percorrem todas as unidades em que há execução e, em havendo algum problema, a gente atua rapidamente para corrigir o curso da parceria e a avaliação é extremamente positiva”.

Adriana diz ainda que são praticamente 205 unidades executando a revitalização da parte física simultaneamente. “A previsão é que até meados de julho, estejamos, se não no final, já bem próximo de finalizar o programa”.

Conforme o secretário municipal de Educação, Lucas Henrique Bitencourt, o programa Juntos Pela Escola  tornou-se referência nacional, servindo como modelo para outros municípios do Brasil. “Nós estamos em 105 unidades escolares e em todas elas com muito cuidado. O acompanhamento jurídico é feito de forma muito próxima, sendo que há pessoas de fora do Estado vindo conhecer o programa e ver o modo como o dinheiro da educação está sendo devidamente investido”.

O diretor da Escola Municipal Dr. Eduardo Olímpio, José Carlos de Figueiredo Silva, que fica na região do Lagoa, participou da reunião e a escola já tem um projeto bem estruturado. “A intenção é que, ao final desse projeto, desse programa, a escola esteja da forma que a comunidade sempre sonhou. Estamos muito felizes com o que está acontecendo e, certamente, a escola vai mudar a cara, vai ganhar uma outra visão interna e externa”.

Luiz Barbosa é o presidente da APM da escola comandada por José. “Acho que o programa criado pela prefeita é muito bom para a população, de modo geral. É um colégio grande, que estava muito deixado para trás, e hoje a prefeitura está revitalizando, e é uma coisa muito boa para a comunidade escolar ”.

Da Escola Municipal Doutor Tertuliano Meirelles, o diretor Arthur Henrique Sousa de Oliveira, também da região Lagoa, considera o programa fantástico. “Temos várias demandas, como arrumar o forro, fiação, escoação de água, telhado. São coisas que a gente levaria anos para fazer com os recursos de festa junina, por exemplo. Com a chegada do Juntos pela Escola, coisas que levaríamos cerca de 10 anos para conseguir, vimos acontecer em um. É algo fantástico”, comemorou.

O diretor da Escola Municipal Rafael Abrão, Flávio Miranda Barbosa, da região do Anhanduizinho, explica que será necessário trocar todo o telhado da unidade. “O telhado tem um problema sério, e contamos com o recurso que a escola vai receber para conseguir sanar esse problema. Dificilmente seria possível reformar todo o telhado com dinheiro arrecadado das festas da escola porque o prédio é grande, são muitos espaços. Estou há 19 anos na Rede e pela primeira vez a gente vai receber um suporte desse”.

O vice-presidente da APM da Escola Municipal José Rodrigues Benfica, João Paulo Biazin Capelari, região Centro, classifica o programa como uma iniciativa excelente. “Essa revitalização nas escolas é algo muito importante, pois dará mais qualidade para alunos e servidores, possibilitando melhores resultados”.

#pratodosverem     Na matéria há seis fotos. A primeira mostra, num plano aberto, a última reunião sobre o Juntos Pela Escola, realizada no auditório da Semed. As seguintes mostram participantes de reunião, diretores de escolas e presidentes de APMs, que falaram à reportagem.