Um dia de estudos foi realizado nesta quinta-feira (11), com a presença de 175 coordenadores das 106 Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) da Rede Municipal de Ensino (Reme) de Campo Grande. A trilha formativa é uma organização de formação feita para os coordenadores pedagógicos das escolas de educação infantil na perspectiva de que seja vivenciado em termos de formação, desenvolvido na escola com os professores.

Segundo a chefe da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Leusa Melo, a trilha formativa é a primeira do ano para os coordenadores das Emeis. “Hoje é dia 11 e eles terão uma trilha formativa com os professores na escola dia 19. A ideia é de que eles possam pautar a discussão do que está sendo feito aqui também com os professores lá”.

A pauta trabalhada com os coordenadores é sobre as modalidades organizativas do trabalho pedagógico na educação infantil. “Discutimos como a gente pode organizar esse currículo para o trabalho cotidiano, no trabalho de classe com os professores, então a gente entende que eles também são formadores de professores, eles atuam diretamente na articulação do trabalho pedagógico lá na Emei, portanto eles precisam vivenciar a formação aqui para poder dar conta dessa função lá na escola com os professores do grupo 1 ao grupo 5”, pontuou Leusa.

Geisa Silva de Oliveira é coordenadora da Emei Piratininga e diz o que a formação soma no trabalho educacional. “O método contribui para a formação na escola com os professores, com os profissionais e assistentes, para que esse trabalho venha enriquecido para atender as crianças da educação infantil da Rede”.

Coordenador da Emei Nilda de Almeida Coelho, Diego Vinícius Souza, considera a trilha formativa importante para o dia a dia. “É enriquecedor, porque é um conhecimento que a gente pode levar para os nossos professores e como seguimento, eles também auxiliarem no trabalho pedagógico”.

Débora Souza da Silva Fialho é coordenadora da Emei Professor Emy Ishida Nascimento Nogueira e fala sobre o trabalho 100% colaborativo feito durante a formação. “É muito bacana quando a gente pode refletir o que está estudando ou vivendo sozinha, porque o trabalho das escolas às vezes é solitário. Então, estar consoante à teoria é gratificante, porque a gente tem uma caminhada de estudos sobre o trabalho na educação infantil e na formação existem as orientações da Semed, as leituras que sugerem, e isso é muito bacana”.

#pratodosverem. A imagem de capa mostra a mesa de estudos com vários docentes sentados. A segunda imagem é da coordenadora Leusa durante a entrevista. Ela é morena e possui cabelos vermelhos. A foto seguinte é de Geisa. A quarta foto é do coordenador Diego, que é um homem branco de cabelos curtos e camiseta preta. A última foto de Débora durante entrevista.