A Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec), além de ser responsável por dar apoio a todos os órgãos da administração municipal em relação às demandas de tecnologia da informação, computacional e telecomunicações, também realiza curso de capacitação para a população.

O projeto “Tech-Aula” é realizado de forma voluntária e totalmente gratuito, uma iniciativa social inovadora. O programa busca a inclusão social ao envolver servidores voluntários da Diretoria de Atendimento e Suporte (DAS) na partilha de conhecimentos em cursos fundamentais, incluindo informática básica, informática intermediária e montagem e manutenção de computadores.

Para o diretor presidente da Agetec, Paulo Fernando Cardoso, a realização de cursos sobre ferramentas digitais é de extrema importância nos dias atuais. “Estamos na era em que a tecnologia está presente em todos os aspectos da vida, inclusive no ambiente de trabalho e na realização de atividades diárias. No entanto, como a tecnologia evolui rapidamente, é muito importante nos mantermos atualizados para acompanhar esse cenário em constante mudança.”

Além do conhecimento técnico, os cursos contribuem para o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes, promovendo habilidades essenciais em um mundo cada vez mais tecnológico. “O curso de capacitação em ferramentas digitais prepara o indivíduo para enfrentar os desafios da transformação digital. A medida que as empresas buscam se adaptar a um ambiente cada vez mais digitalizado, é essencial que estejamos preparados para liderar essa transição e aproveitar as oportunidades que ela oferece”, explica Paulo.

Em 2023, a agência de tecnologia, em parceria com a Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro), promoveu o projeto Tech-Aula para os moradores da área rural nos distritos de Anhanduí e Rochedinho, com também no Assentamento Três Corações. A ação destacou o compromisso da gestão pública em estender oportunidades educacionais e de capacitação para comunidades situadas além do centro urbano.

“O objetivo é promover cada vez mais esses cursos, para que mais pessoas possam adquirir conhecimento em tecnologia e com isso, tenham alternativas de novas ferramentas de trabalho e assim exercer as atividades cotidianas com mais facilidade”, diz o secretário da Sidagro, Adelaido Vila.

Ficou interessado em realizar alguns de nossos cursos?

Neste primeiro semestre serão oferecidos quatro cursos distintos, os quais os participantes podem optar por fazer de forma sequencial ou separada, de acordo com suas preferências de aprendizado. Os cursos abrangerão temas como informática básica e intermediária, manutenção de computadores e utilização de ferramentas de trabalho.

Segue abaixo o calendário:

04/03 a 08/03 – Ferramentas de Trabalho – Incubadora Zé Pereira;

11/03 a 15/03 – Informática Básica – Incubadora Mário Covas;

18/03 a 22/03 – Ferramentas de Trabalho – Incubadora Mário Covas;

1º/04 a 05/04 – Informática Intermediária – Incubadora Zé Pereira;

15/04 a 26/04 – Manutenção de Computadores – Incubadora Zé Pereira.

O calendário pode sofrer alteração de data. Mais informações e detalhes entre o contato com a Sidagro no 4042-0497, Ramal 2418.