Servidores lotados nas secretarias, fundações e autarquias públicas municipais de Campo Grande estão reunidos durante toda a manhã de hoje (22) para a capacitação do planejamento do PPA (Plano Plurianual) 2018-2021. O encontro acontece no Centro de Formação da Semed, na Vila Margarida, e conta com a participação de mais de 50 servidores.

Organizada pela comissão provisória de Planejamento, composta pela Sefin (Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento”, Segov (Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais), Planurb (Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano) e Agetec (Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação), a iniciativa prevê a orientação e capacitação dos gestores envolvidos neste processo, e que serão responsáveis por integrar o Plano de Governo com o PPA.

O consultor Reginaldo Henrique Soares Lima, membro da comissão especial, destaca que o maior desafio da gestão será a conciliação dos recursos, que são escassos, com a entrega efetiva e plena dos serviços oferecidos à população. “Essa capacitação busca encontrar soluções conjuntas para sanar problemas comuns na máquina pública. Precisamos tratar com responsabilidade o planejamento de novos investimentos e organizar as despesas de custeio”, explicou.

Também membro da comissão, o assessor jurídico da Segov, Luiz Antônio Gonçalves, explica que o público presente é responsável pela parte do planejamento de cada unidade, cujo conteúdo será usado para a formatação do Plano Plurianual. “Esses servidores estão recebendo informações sobre as diretrizes e indicadores da gestão, a fim de servirem como base na elaboração do planejamento e orçamento de cada unidade, que vai nortear o PPA, que precisa se entregue na Câmara até 30 de agosto”, justificou.

@7A capacitação desta segunda-feira segue a metodologia de oficinas que abordarão as seguintes diretrizes: ajuste fiscal, parcerias, melhorar os serviços aos cidadãos, transparência, multidisciplinaridade, intersetorialidade, Plano de Governo, Plano Municipal de Saúde, Plano Diretor e demais Planos, além da Participação Popular.

Elaboração do PPA

A importância do planejamento governamental na elaboração do PPA se dá, principalmente, na eleição de prioridades que respondam aos anseios e carências da população.

As metas estabelecidas neste plano são compromissos expressos em termos de um objeto a ser realizado, em certa quantidade e em certo período de tempo. É uma medida do alcance do objetivo, podendo ser de natureza quantitativa ou qualitativa, a depender das especificidades de cada caso. Quando qualitativa, a meta também deverá ser passível de avaliação. Cada objetivo deverá ter uma ou mais metas associadas.

O programa temático retrata no Plano Plurianual a agenda de governo organizada pelos temas das Políticas Públicas e orienta a ação governamental. Sua abrangência deve ser a necessária para representar os desafios e organizar a gestão, o monitoramento, a avaliação, as transversalidades, as multissetorialidades e a territorialidade. O Programa Temático se desdobra em objetivos e iniciativas.

O objetivo expressa o que deve ser feito, refletindo as situações a serem alteradas pela implementação de um conjunto de iniciativas, com desdobramento no território de Campo Grande.