Os diretores das 206 unidades escolares da REME (Rede Municipal de Ensino) de Campo Grande estiveram reunidos para uma reunião intersetorial e pela retomada do ProCeve (Programa de Conciliação para Prevenir a Evasão e a Violência Escolar), realizada na manhã desta segunda-feira (22), no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

A retomada do programa ocorre quase cinco anos após sua paralisação. O ProCeve visa frear os elevados índices de evasão escolar, promover a permanência com sucesso do aluno na escola, a preservação do patrimônio público e o bem comum.

A prefeita Adriane Lopes participou do evento e afirmou que a capacitação de hoje é a integração necessária. “No passado, houve um período sem capacitações. E o Executivo entende haver um crescimento ao compreender a experiência do outro. A experiência do outro é valiosa para a história de cada um. Muitas vezes, você não precisa passar pela situação, mas se ouvir um colega que está vivenciando uma experiência, já poderá adotar algumas ações experimentadas e talvez não precise enfrentar o problema. A intenção da Prefeitura é integrar e trabalhar unidos por um só objetivo que é a educação”.

De acordo com a superintendente de Gestão e Normas (Sugenor) da SEMED, Clarice Cassol, a reunião intersetorial serve para o alinhamento entre os setores, para que dúvidas dos diretores possam ser esclarecidas. “Além disso, tivemos a retomada da lei de reparação. O aluno quebrar, ele conserta; ele sujar, ele limpa. E temos uma lei que respalda, então ele trará isso novamente para as escolas, dando mais autonomia, mais poder, não autonomia, poder ao diretor, na execução, porque há o promotor que acompanha”.

Conforme o secretário municipal de Educação, Lucas Henrique Bitencourt, a reunião é um momento de informação, de troca de experiências, momento de parar para reavaliar. “Precisamos reavaliar nossa gestão, nossos conceitos e, principalmente, fazer o melhor para nossos alunos. Nosso principal objetivo são os alunos da Rede Municipal de Ensino”.

Criador da lei, o Procurador de Justiça, Sérgio Harfouche, ministrou uma palestra aos diretores sobre como funciona a lei. “O ProCeve é um programa criado já há quase 30 anos devido à evasão e violência escolar. Ele evoluiu para o setor legislativo, quando as câmaras municipais, assembleias legislativas e até mesmo a Câmara Federal a transformaram em lei, com o propósito de trazer controle para as indisciplinas dentro da escola, porque o que estava acontecendo era os pais transferindo para a escola a responsabilidade de educar, de criar. E a escola não comporta essa demanda”.

Na oportunidade, foi empossada a nova presidência do Condaem (Conselho de Diretores e Diretores Adjuntos das Escolas Municipais e Diretores de EMEIs), eleita na última sexta-feira (19).

Kely Fabricia Pereira Nogueira, diretora da Escola Municipal Advogado Demosthenes Martin, foi eleita presidente. “Meu papel aqui é garantir qualidade na educação. Junto com os diretores, garantir um diálogo franco, com parceria e lealdade. Porque só assim conseguiremos mudar o rumo da educação”.

#pratodosverem A matéria possui quatro imagens. A foto de capa foi tirada ao fundo do auditório e o público aparece olhando para o palco onde estão posicionados os diretores do Condaem e autoridades. A segunda foto é da presidente do Condaem, Kely Fabricia, falando com autoridades. A terceira foto mostra Clarisse Cassol assinando um documento ao lado da prefeita Adriane Lopes, secretário de Educação Lucas Bitencourt e Kely Fabricia. A última foto é do promotor Sergio Harfouche em momento de apresentação.