A Prefeitura de Campo Grande destacou a Rota Bioceânica para mais de 60 municípios participantes do 2º Congresso Sul-Mato-Grossense de Cidades Digitais e Inteligentes, que iniciou nesta quinta-feira (21) e vai até esta sexta-feira (22), no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-MS). Além do tema importante para o desenvolvimento econômico, o Município apresentou outro painel fundamental para o setor público, no que tange a adesão a sistema e tecnologias para desburocratizar processos e virtualizar documentos e assinaturas, economizando em tempo e em papel.

A Rota que ligará os Oceanos Pacífico e Atlântico foi o tema apresentado pela prefeita de Campo Grande e presidente do Comitê Gestor dos Municípios da Rota Bioceânica, Adriane Lopes, durante a abertura do evento. O congresso é o principal encontro de tecnologia para prefeituras do Estado, realizado pela Rede Cidade Digital e Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec).

“Percebemos que o projeto da Rota Bioceânica estava em andamento no interior do Estado, conectando São Paulo a Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Porém, nossa cidade estava sendo esquecida nesse processo. Reconhecendo as oportunidades que essa rota pode trazer, a Prefeitura iniciou um trabalho de pesquisa e estudo para posicionar Campo Grande como protagonista nesse cenário. A rota representa uma importante integração econômica, produtiva e logística”, pontuou a prefeita Adriane Lopes.

A construção da nova rodovia está gerando novas oportunidades econômicas ao longo de sua rota. Espera-se que essa infraestrutura impulsione o desenvolvimento econômico das regiões por onde passa, resultando na criação de oportunidades em diversos setores e no estímulo ao crescimento das atividades comerciais e industriais ao longo do percurso.

“São novas possibilidades econômicas na rota que está sendo construída pela rodovia. Existe um mercado consumidor no entorno de 20 milhões de pessoas. A população dos países que integram esta rota chega a 180 millhões. Há anos, Mato Grosso do Sul, que é um grande produtor de grãos no país, escoa seus produtos apenas pelo Oceano Atlântico, e agora começa a ver essa possibilidade como um momento de expansão, crescimento e avanço para Capital”, explicou a prefeita.

Com a Rota Biocânica, uma nova plataforma de desenvolvimento local está surgindo, com foco em desburocratizar relações aduaneiras, impulsionar novos traçados na indústria, comércio, serviços e agronegócio. Seu objetivo é ampliar e diversificar as ofertas de bens e serviços, promover cooperação e iniciativas em ciência, tecnologia e inovação, além de impulsionar o turismo regional e o intercâmbio cultural entre os países envolvidos no projeto.

No congresso, também foi abordado pelo diretor de projetos em tecnologia da informação da Agetec, Luis Cesar, a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), no município de Campo Grande. Uma plataforma desenvolvida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) para gestão de documentos e processos eletrônicos, disponibilizada gratuitamente para a administração pública.

“Durante 13 meses, trabalhamos com o Tribunal Regional da 4ª Região, no Rio Grande do Sul, preenchendo a pesquisa de qualificação e atendendo a todos os requisitos e exigências estabelecidos por eles. Isso nos permitiu adaptar e nos preparar para utilizar o sistema”, explicou Luis.

O Sei visa reduzir custos logísticos e de recursos, como papel e espaço físico, ao modernizar o processo de protocolização, além de oferecer suporte para produção, edição, assinatura e trâmite de documentos, promovendo sua virtualização. Seus principais benefícios incluem celeridade nos processos, facilitando o acesso às informações institucionais com segurança e economia.

“É uma solução robusta, amplamente adotada por centenas de instituições públicas em todos os níveis de governo, incluindo federal, estadual e municipal, assim como por instituições de ensino, empresas privadas, fundações e
organizações. Além disso, não há custo de aquisição”, finalizou Luis.

2º Congresso Sul-Mato-Grossense de Cidades Digitais e Inteligentes

O propósito do Congresso é introduzir soluções digitais e inteligentes que possam promover economia, sustentabilidade e agilidade nos serviços públicos, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população.

No evento, a prefeita Adriane Lopes foi agraciada pela Rede Cidade Digital com o título de Prefeito Inovador 2024, pelo ParcTekCG. Este reconhecimento é concedido às administrações municipais que estão priorizando investimentos em tecnologia e inovação para aprimorar a eficiência dos serviços oferecidos à população.

Serviço:
2º Congresso Sul-Mato-Grossense de Cidades Digitais e Inteligentes
21 e 22 de março de 2024 – Campo Grande
Local: CREA – MS
Endereço: R. Sebastião Taveira, 268 – São Francisco – Campo Grande (MS)
Credenciamento: 08h (Horário Local)
Inscrições gratuitas para servidores públicos: sympla.com.br/rcd
Informações pelo imprensa@redecidadedigital.com.br ou pelo WhatsApp