A primeira noite de programação do Estande da Prefcg na 84ª edição da Expogrande começou nesta sexta-feira (5). A data foi marcada por homenagens e trocas de conhecimentos voltados à fruticultura, marketing de crescimento e qualidade da carne. Quem assistiu às palestras aprovou e viu na iniciativa grande potencial para divulgar novos conhecimentos aos produtores rurais.

O técnico em agropecuária, Leonardo Versolato, esteve no estande para assistir a primeira palestra do agrônomo e doutor em produção vegetal Victor de Souza Almeida.

“Acredito que falta uma mudança na mentalidade do produtor rural em relação ao potencial da fruticultura no estado. Essas palestras que a Prefeitura, o Senar e o Sindicato Rural promovem são essenciais para a promoção desta cadeia do agronegócio. Aqui no estado a fruticultura tem muito potencial. Temos clima, temos solo, temos mercado consumidor. Então tudo que se produz aqui tem tudo para dar certo”, afirmou.

A fruticultura tem crescido muito em Mato Grosso do Sul. As oportunidades de cultivo de frutas estão em ascensão, principalmente, no que diz respeito à citricultura. Com a Rota Bioceânica e o uso dos portos de Iquique e Antofagasta, o mercado cresce ainda mais. Além de o Brasil ficar mais perto de outros mercado na Ásia, o próprio Chile importa 90%  de tudo que é consumido no país e já importa frutas do Brasil.

Mato Grosso do Sul está ainda entre os maiores rebanho do país e é um dos principais exportadores de carne. O produto também foi tema das palestras, com o zootecnista Caio Rossato, fundador e diretor da PEC-BR. Ele falou sobre a qualidade da carne e o aspecto regional, suas potencialidades e como o mercado vem trabalhando para agregar valor nos cortes e fazer uma venda que seja rentável, tanto para o cliente quanto para o frigorífico. “Venha aprender como otimizar resultados na qualidade da carne, nos açougues, nos potenciais mercados que atendem ao consumidor final. Como o varejo e os frigoríficos podem melhorar os resultados agregando valor nos cortes”, avalia Rossato.

Fechando o ciclo ‘business’, Willyan Francescon, falou sobre o marketing de crescimento dos restaurantes da família e qual a metodologia e a mentalidade que aplicam para expandir os negócios. Atualmente, ele administra a Casa Colonial, Villa Raiano, Bella Vecchia, Terroir Vino & Cucina, Enoteca Decanter MS, vinhos, entre outros empreendimentos, como a South América School of Business (SASB) e 5barra2 mkt.

A noite foi encerrada com homenagens e a assinatura do memorando de entendimento para promoção, divulgação e integração dos serviços do Porto de Iquique com Campo Grande/MS no contexto do desenvolvimento da Rota Bioceânica. Foram homenageados: a prefeita de Campo Grande Adriane Lopes, o presidente da Acrissul Guilherme Bumlai, o deputado estadual e presidente da Comissão de Desenvolvimento, Empreendedorismo e Inovação – CORE Tarapacá German Quiroz e a presidenta da Empresa Portuária Iquique Magdalena Balcells González.

“Nosso intuito é fortalecer e assegurar o intercâmbio e a aproximação, especialmente no âmbito das relações culturais, sociais e econômicas para podermos juntos aproveitar as oportunidades geradas pelo Corredor Rodoviário Bioceânico e consolidar a Rota de Integração Latino Americana – RILA. Estamos recebendo várias delegações estrangeiras e a expectativa para a Noite Paraguaia, que será neste sábado, 6 ade abril, e para próximos dias é muito positiva”, conclui o gerente de Fomento ao Comércio Exterior da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Paulo César Fialho.

A Prefeitura de Campo Grande estará presente todos os dias de feira com um estante com programação completa para fortalecer parcerias e impulsionar negócios ao conectar empresários locais e estrangeiros. A Expogrande 2024, é realizada pela Acrissul, e é uma das maiores feiras agropecuárias do país. Qualquer pessoa pode participar das palestras, basta comparecer ao estande até às 18 horas, horário marcado para o início da primeira palestra do dia.

#pratodosverem   Na matéria há cinco imagens. A primeira mostra a fachada do estande da PrefCG, na 84ª Expogrande e as demais mostram palestrantes e homenageados da primeira noite de programação realizada nesta sexta-feira (5).